Eleições 2010: análise financeira de campanhas eleitorais

Autores

  • Carlos Henrique Rocha UnB
  • José Carlos Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i4.26924

Palavras-chave:

Eleições brasileiras de 2010, Financiamento de campanha eleitoral, Renda do trabalho do Senador da República.

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é apresentar um breve exercício de economia financeira para demonstrar qual deveria ser a remuneração dos senadores eleitos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal em 2010, se o financiamento de suas campanhas tivesse de ser devolvido aos patrocinadores por meio da renda do trabalho no Senado Federal. O trabalho faz, ainda, algumas considerações sobre o financiamento de campanhas políticas, para em seguida apresentar o exercício financeiro, utilizando dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Rocha, UnB

Doutor em Teoria Econômica pela Universidade de Liverpool (Inglaterrra). Professor da Universidade de Brasília (UnB). 

José Carlos Cavalcanti

Doutor em história econômica pela Universidade de Manchester (Inglaterra). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Como Citar

Rocha, C. H., & Cavalcanti, J. C. (2010). Eleições 2010: análise financeira de campanhas eleitorais. Revista Economia & Tecnologia, 6(4). https://doi.org/10.5380/ret.v6i4.26924

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO