Políticas de inovação no Brasil: uma análise com base na PINTEC 2008

Autores

  • Ana Paula Avellar IE/UFU

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i4.26922

Palavras-chave:

Políticas de inovação, PINTEC, Brasil.

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar as principais políticas de inovação em vigência no Brasil e discutir sobre a participação das empresas brasileiras em tais políticas. O artigo inicia com uma breve apresentação de alguns indicadores de inovação, e em seguida, caracteriza as políticas de inovação recentes no país. São destacados os resultados apresentados pela PINTEC 2008 no que tange à participação das empresas - quanto ao setor industrial e quanto ao porte - nos programas disponíveis de apoio à inovação no Brasil. O resultado encontrado revela um crescimento no número de programas de apoio à inovação no Brasil e na participação das empresas em tais programas, porém, ainda não acompanhado por uma substancial melhoria nos indicadores de inovação.

Biografia do Autor

Ana Paula Avellar, IE/UFU

Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia IE/UFU) e Coordenadora do Núcleo de Economia Aplicada (NEA/IE/UFU).

Downloads

Como Citar

Avellar, A. P. (2010). Políticas de inovação no Brasil: uma análise com base na PINTEC 2008. Revista Economia & Tecnologia, 6(4). https://doi.org/10.5380/ret.v6i4.26922

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO