Crescimento acelerado no Brasil: as pedras em nosso caminho

Autores

  • Fernando de Holanda Barbosa Filho

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v6i4.26899

Palavras-chave:

Crescimento, Apreciação cambial, Poupança, Educação.

Resumo

O presente artigo identifica três dos problemas que o Brasil deve enfrentar para consolidar o atual regime de crescimento mais acelerado e indica soluções para os mesmos. Os problemas a serem enfrentados são: a apreciação cambial, a baixa poupança nacional e a baixa qualificação da mão de obra nacional. A apreciação cambial deve ser combatida com uma elevação da poupança pública que reduz a necessidade de poupança externa, aprecia o câmbio e eleva a poupança nacional. A baixa qualificação da mão de obra deve ser combatida com uma melhora na aplicação dos recursos, criando incentivos para a atração e manutenção dosmelhores quadros na rede de ensino e, ao mesmo tempo, aumentar a participação das mães no processo de aprendizado dos alunos.

Biografia do Autor

Fernando de Holanda Barbosa Filho

Economista do Centro de Desenvolvimento Econômico (CDE) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV). Professor da FGV. 

Downloads

Como Citar

Barbosa Filho, F. de H. (2010). Crescimento acelerado no Brasil: as pedras em nosso caminho. Revista Economia & Tecnologia, 6(4). https://doi.org/10.5380/ret.v6i4.26899

Edição

Seção

MACROECONOMIA