Ganhos sociais, inflexões na política econômica e restrição externa: novidades e continuidades no Governo Lula

Autores

  • Fernando Augusto Mansor de Mattos UFF
  • Frederico G. Jayme Jr UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i0.26877

Palavras-chave:

Crescimento, Emprego, Mercado de trabalho, Brasil.

Resumo

O objetivo deste ensaio é discutir as principais diretrizes da política econômica durante o governo Lula, destacando em especial a mudança de orientação ocorrida a partir de 2006, avaliando-se, em seguida, os efeitos dessas mudanças de formulação de política econômica sobre o crescimento do PIB e também sobre indicadores selecionados de mercado detrabalho. Para contextualizar os resultados em termos de variação do PIB, será feita uma breve comparação histórica entre os mandatos presidenciais desde os anos 1950, de tal forma a situar claramente os resultados do mandato do governo Lula (bem como das mudanças de inflexão em sua política econômica) em perspectiva histórica. Parece não haver muitas dúvidas de que o governo Lula (2003-2010) obteve o melhor desempenho da história recente brasileira em termos de evolução do PIB per capita e inclusão social. Antes de Lula, apenas Itamar Franco, e seu bem sucedido programa de estabilização, havia terminado seu mandato com bons índices de aprovação, mas nem de longe semelhantes ao do governo Lula.

Biografia do Autor

Fernando Augusto Mansor de Mattos, UFF


Professor adjunto na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista PNPD alocado naAssessoria Técnica da Presidência do Instituto de Pesquisas Ecoômicas Aplicadas (IPEA). 

Frederico G. Jayme Jr, UFMG

Professor associado do Departamento de Economia e do Cedeplar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) eBolsista do CNPq.

Downloads

Como Citar

Mattos, F. A. M. de, & Jayme Jr, F. G. (2011). Ganhos sociais, inflexões na política econômica e restrição externa: novidades e continuidades no Governo Lula. Revista Economia & Tecnologia, 7. https://doi.org/10.5380/ret.v7i0.26877

Edição

Seção

SIMPÓSIO