Uma reflexão teórica sobre a seleção de problemas públicos municipais para a gestão governamental

Autores

  • Saimelyn Aileen Forteza Rojas UFPR
  • Hugo Maximiliano Pons Duarte Universidade de Habana

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i2.26825

Palavras-chave:

Planejamento, Planejamento municipal, Política pública, Análise de problemas.

Resumo

O conceito de planejamento econômico tem renascido na agenda internacional e nas práticas visando a efetividade da gestão governamental inseridas na elaboração de políticas de desenvolvimento. No entanto, a incerteza parece dominar o panorama latino-americano, chamado a revisar o papel do Estado, melhorar a qualidade das políticas públicas e aumentar a efetividade do planejamento municipal. Observa-se que as experiências de planejamento municipal, examinadas na América Latina, são orientadas a diagnosticar os problemas presentes no município, os quais são traduzidos na forma de problemas. Neste sentido, este artigo objetiva avaliar a importância da identificação, análise e estruturação de problemas no marco do planejamento municipal, examinando algumas das técnicas e enfoques mais relevantes: Dunn, Leugn e S-CAD.

Biografia do Autor

Saimelyn Aileen Forteza Rojas, UFPR

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Camagüey (Cuba). Professora auxiliar da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Holguín (Cuba). Doutoranda em Ciências Econômicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bolsista da CAPES. 

Hugo Maximiliano Pons Duarte, Universidade de Habana

Doutor em Ciências Econômicas. Professor titular da Universidade de Habana (Cuba). Pesquisador titular da Academia de Ciências de Cuba e Vice-presidente da Associação Nacional de Economistas de Cuba.

Downloads

Como Citar

Rojas, S. A. F., & Duarte, H. M. P. (2011). Uma reflexão teórica sobre a seleção de problemas públicos municipais para a gestão governamental. Revista Economia & Tecnologia, 7(2). https://doi.org/10.5380/ret.v7i2.26825

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO