A estrutura fundiária dos principais municípios canavieiros do Paraná: uma análise comparativa (1995-2006)

Autores

  • Jonhey Nazario Lucizani Unioeste
  • Rejane Aparecida Bianchini Unioeste
  • Werner Engel Unioeste
  • Pery Francisco Assis Shikida Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i2.26824

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar, Estrutura fundiária, Paraná.

Resumo

Este artigo analisa, a partir dos índices de Gini e Theil, a estrutura fundiária nos principais municípios canavieiros paranaenses em 1995 e 2006 (foram analisados ao todo 4municípios canavieiros). Como corolário, quando mensurado o índice de Gini, houve aumento da concentração fundiária em 94 municípios canavieiros paranaenses; quando mensurado o índice de Theil, a concentração fundiária aumentou em 03 municípios. De modo geral, pode-se afirmar que a cana-de-açúcar contribuiu para o recrudescimento da concentração fundiária no estado do Paraná. Este fato está diretamente relacionado com o forte ímpeto econômico que esta atividade produtiva vem tendo no mercado, nacional e internacional, de açúcar e etanol.

Biografia do Autor

Jonhey Nazario Lucizani, Unioeste

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestrando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste.

 

Rejane Aparecida Bianchini, Unioeste

Graduada em Geografia. Mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadualdo Oeste do Paraná (Unioeste). 

Werner Engel, Unioeste

Graduado em Economia pela Faculdade Católica de Administração e Economia. Mestrando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). 

Pery Francisco Assis Shikida, Unioeste

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Downloads

Como Citar

Lucizani, J. N., Bianchini, R. A., Engel, W., & Shikida, P. F. A. (2011). A estrutura fundiária dos principais municípios canavieiros do Paraná: uma análise comparativa (1995-2006). Revista Economia & Tecnologia, 7(2). https://doi.org/10.5380/ret.v7i2.26824

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO