Características do professor brasileiro do ensino fundamental: diferenças entre o setor público e o privado

Autores

  • Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i2.26823

Palavras-chave:

Professor, Salários, Setor público, Escola pública, Escola privada.

Resumo

Esse artigo realiza uma análise descritiva de algumas variáveis dos professores do ensino fundamental brasileiro com base nos dados da RAIS. De forma geral, verificou-se que os professores do ensino fundamental perceberam aumentos reais, em média, na sua remuneração mensal no período 1999-2010. Entretanto, os maiores aumentos percentuais ocorreram para professores com nível médio e superior de escolaridade. Percebeu-se também um aumento na qualificação média do professor do ensino fundamental. Por fim, verificou-se que as redes estaduais e municipais pagavam em 2010 salários substancialmente maiores (57% e 29%, respectivamente), em média, que os da rede privada de ensino fundamental, colocando em xeque o senso comum de que os professores da rede pública recebem menores salários que os da rede privada.

Biografia do Autor

Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave, FEA/USP

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da FEA/USP.

 

 

 

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Como Citar

Scorzafave, L. G. D. da S. (2011). Características do professor brasileiro do ensino fundamental: diferenças entre o setor público e o privado. Revista Economia & Tecnologia, 7(2). https://doi.org/10.5380/ret.v7i2.26823

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO