A internacionalização do Banco do Brasil em dois momentos distintos de sua história

Autores

  • Armando Dalla Costa UFPR
  • Elson Rodrigo de Souza-Santos UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i3.26627

Palavras-chave:

Banco do Brasil, Cenário Externo, Internacionalização.

Resumo

O Banco do Brasil (BB) é um dos líderes do mercado bancário nacional e também do processo de internacionalização das grandes instituições financeiras brasileiras formadas por Itaú/Unibanco e, em menor medida, Bradesco. A estratégia de internacionalização não é nova para o BB, tendo antecedentes da busca de uma expansão agressiva nas décadas de 1960/1970, mas que foram eclipsadas pela crise macroeconômica brasileira e da instituição, voltando à tona na década de 2000. Recentemente, a característica marcante do banco é integrar a expansão internacional, aliada à necessidade de manter-se competitivo frente aos concorrentes privados e corroborar a estratégia estatal para criar empresas internacionalizadas. O objetivo do texto é apresentar a trajetória de crescimento da instituição no mercado interno e explicitar o processo de internacionalização do BB, além de apontar os desafios que a instituição enfrenta atualmente no cenário externo.

Biografia do Autor

Armando Dalla Costa, UFPR

Doutor em História Econômica pela Universidade de Paris III (França). Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Elson Rodrigo de Souza-Santos, UFPR

Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Como Citar

Dalla Costa, A., & de Souza-Santos, E. R. (2011). A internacionalização do Banco do Brasil em dois momentos distintos de sua história. Revista Economia & Tecnologia, 7(3). https://doi.org/10.5380/ret.v7i3.26627

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO