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A internacionalização do Banco do Brasil em dois momentos distintos de sua história

Armando Dalla Costa, Elson Rodrigo de Souza-Santos

Resumo


O Banco do Brasil (BB) é um dos líderes do mercado bancário nacional e também do processo de internacionalização das grandes instituições financeiras brasileiras formadas por Itaú/Unibanco e, em menor medida, Bradesco. A estratégia de internacionalização não é nova para o BB, tendo antecedentes da busca de uma expansão agressiva nas décadas de 1960/1970, mas que foram eclipsadas pela crise macroeconômica brasileira e da instituição, voltando à tona na década de 2000. Recentemente, a característica marcante do banco é integrar a expansão internacional, aliada à necessidade de manter-se competitivo frente aos concorrentes privados e corroborar a estratégia estatal para criar empresas internacionalizadas. O objetivo do texto é apresentar a trajetória de crescimento da instituição no mercado interno e explicitar o processo de internacionalização do BB, além de apontar os desafios que a instituição enfrenta atualmente no cenário externo.

Palavras-chave


Banco do Brasil; Cenário Externo; Internacionalização.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ret.v7i3.26627