Prospectiva para a indústria química do Brasil: uma visão para o futuro

Autores

  • Adelaide Maria de Souza Antunes UFRJ
  • Paola Galera UFRJ
  • Luis Rubinstein UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i3.26623

Palavras-chave:

Indústria química, Indústria petroquímica, Mapa prospectivo, Visão de futuro.

Resumo

Motivado pela proclamação de 20 como sendo o Ano Internacional da Química, o presente artigo introduz uma discussão sobre a prospectiva da indústria química brasileira. Possui como objetivo subsidiar o planejamento estratégico tecnológico do Brasil para os próximos anos. No trabalho são apresentadas as principais tendências para a indústria química mundial e as necessidades do Brasil para o seu desenvolvimento e competitividade global.

Biografia do Autor

Adelaide Maria de Souza Antunes, UFRJ

Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista sênior do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Professora do Programa de Pós-Graduação de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ.

Paola Galera, UFRJ

Engenheira Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Sistema de Informação sobre a Indústria Química (SIQUIM).

Luis Rubinstein, UFRJ

Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Como Citar

Antunes, A. M. de S., Galera, P., & Rubinstein, L. (2011). Prospectiva para a indústria química do Brasil: uma visão para o futuro. Revista Economia & Tecnologia, 7(3). https://doi.org/10.5380/ret.v7i3.26623

Edição

Seção

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO