Caracterização dos estabelecimentos agropecuários da região sul do Brasil com base no Censo Agropecuário 2006

Autores

  • Laura Wichrowski Gauterio PUC/RS
  • Izete Pengo Bagolin PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v7i4.25912

Palavras-chave:

Agropecuária, Censo Agropecuário, Caracterização Socioeconômica e Ambiental.

Resumo

O estudo fornece uma caracterização da agropecuária da região sul do Brasil com base nos dados disponíveis no Censo Agropecuário 2006. São analisados os aspectos econômicos, sociais e ambientais da agropecuária da região sul frente ao contexto nacional e regional. No que concerne aos aspectos econômicos, o artigo expõe as análises da receita, da despesa, da dívida, do investimento e do financiamento. Das condições sociais, são analisadas a condição legal do produtor em relação à terra, a escolaridade do produtor, o fornecimento de orientação técnica e a posse de eletrodomésticos que permitem acesso a informação. Dos aspectos ambientais, são apresentadas informações relativas ao uso de adubos, de agrotóxicos, de agricultura orgânica e às práticas agrícolas.

Biografia do Autor

Laura Wichrowski Gauterio, PUC/RS

Graduanda em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). É bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. 

Izete Pengo Bagolin, PUC/RS

Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora do Programa de PósGraduação em Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Downloads

Como Citar

Gauterio, L. W., & Bagolin, I. P. (2011). Caracterização dos estabelecimentos agropecuários da região sul do Brasil com base no Censo Agropecuário 2006. Revista Economia & Tecnologia, 7(4). https://doi.org/10.5380/ret.v7i4.25912

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO