O ATENDIMENTO A CRIANÇA E ADOLESCENTE NAS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA: REDE, IMPACTOS E ESTRATÉGIAS DE ATENDIMENTO.

Autores

  • Ane Bárbara Voidelo UFPR - Litoral

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o contexto de atendimento e proteção a criança e ao adolescente, articulação da rede municipal, com ênfase no papel do Conselho Tutelar. Busca-se também compreender os principais desafios enfrentados e propor estratégias para a qualificação do atendimento. O presente estudo é baseado em uma revisão bibliográfica, utilizando autores da área de Serviço Social e documentos oficiais como base teórica. Foram consultadas obras clássicas e contemporâneas, além de legislações pertinentes, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Dados complementares foram extraídos de relatórios governamentais e estudos publicados em periódicos acadêmicos indexados.

A análise é orientada por uma perspectiva crítica, considerando as implicações socioeconômicas e estruturais na operacionalização das políticas públicas de atendimento às vítimas. O foco recai sobre os serviços municipais, compreendidos como a instância mais próxima da população na execução de políticas de proteção.

Biografia do Autor

Ane Bárbara Voidelo, UFPR - Litoral

Professora do curso de Serviço Social

Downloads

Publicado

2025-04-15

Como Citar

Voidelo, A. B. (2025). O ATENDIMENTO A CRIANÇA E ADOLESCENTE NAS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA: REDE, IMPACTOS E ESTRATÉGIAS DE ATENDIMENTO. Revista Resistência Litoral, 1(4). Recuperado de https://revistas.ufpr.br/resistencialitoral/article/view/97746

Edição

Seção

Artigos Temáticos