CONTRIBUIÇÕES E APRENDIZADOS DA REPRESENTAÇÃO DE POVOS DE TERREIRO NO 6º ENCONTRO DA REDE PUXIRÃO DE POVOS TRADICIONAIS - UNIÕES E PARCERIAS NAS LUTAS SOCIAIS NO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rrl.v1i3.93204

Palavras-chave:

Povos Tradicionais de Terreiro, Lei 10.639/2003, Educação, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo apresenta um levantamento de dados sobre alguns dos problemas vivenciados dentro da questão social pelos Povos de Comunidades Tradicionais de Terreiro, como: o racismo religioso, a demonização da cultura e a situação após 20 anos à respeito da aplicação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da Cultura e História Africana e Afro-brasileira nas escolas. A temática da Lei abarca a promoção de conhecimentos sobre as religiosidades de matriz africana enquanto cultura e filosofia de vida. Tendo em vista as articulações sociais de enfrentamento às problemáticas que este trabalho demonstra, as autoras apresentam relato sobre a participação como representantes de Povos Tradicionais de Terreiro, no 6º Encontro Estadual de Povos Tradicionais do Estado do Paraná, promovido pela Rede Puxirão de Povos Tradicionais, no município de Guarapuava. O evento, realizado nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2023, na Casa de Líderes Nossa Senhora do Guadalupe, no qual participamos como líderes representantes dos povos de terreiro, contou com a participação de outros líderes representantes dos diversos povos tradicionais do estado, como: pescadores artesanais, quilombolas, indígenas, ilhéus, caiçaras, benzedeiras, e teve como objetivo a retomada das ações em prol de políticas públicas para os povos de terreiro, por meio de diálogos com representantes do Estado. Neste artigo, iremos apresentar os avanços nos debates realizados neste encontro, além de algumas impressões sobre a vivência em conjunto com outros povos tradicionais, as pautas em comum e as propostas de ações futuras.


Palavras-chave: Povos Tradicionais de Terreiro; Lei 10.639/2003; Educação; Políticas Públicas.


Biografia do Autor

Camila SOUZA de Souza Gouveia, PPGE UFPR - LINHA LICORES (LINGUAGEM, CORPO E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado/a à linha de pesquisa LICORES - Linguagem, Corpo e Estética na Educação. Graduada em Licenciatura em Artes pela UFPR Litoral - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Pesquisadora do Grupo GILDA – Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação do CNPQ. Sacerdotisa de Candomblé e Umbanda, líder da Comunidade Tradicional de Terreiro Instituto Afro Cultural Ilê Axé Igbá Oni Opará - Templo Natural Axé Flor de Ouro e Maria Padilha. Artista na Exposição Artístico-Didática "Deuses que Dançam" realizada pelo MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Exposição "Culturas Negras no Paraná - Religiosidade", realizada pelo MUPA - Museu Paranaense. Possui diversas experiências na área de Arte Educação, com atuação em cursos, palestras, mesas redondas e rodas de conversa com esta temática. Autora da Cartilha "Candomblé" - vol. 2

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

de Souza Gouveia, C. S. (2023). CONTRIBUIÇÕES E APRENDIZADOS DA REPRESENTAÇÃO DE POVOS DE TERREIRO NO 6º ENCONTRO DA REDE PUXIRÃO DE POVOS TRADICIONAIS - UNIÕES E PARCERIAS NAS LUTAS SOCIAIS NO PARANÁ. Revista Resistência Litoral, 1(3), 01–25. https://doi.org/10.5380/rrl.v1i3.93204

Edição

Seção

Artigos Temas Livres