Open Journal Systems

ACOMPANHAMENTO DAS FAMÍLIAS DO PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE NO MUNICÍPIO DE JABOTI/PR: fundamentos teórico-metodológicos

Luciano Ferreira Rodrigues Filho, Jacqueline Leal, Rafaela Rossi Valle

Resumo


A família é núcleo fundante e determinante para a vida em sociedade e sua reprodução, sendo instituição primordial para a formação do ser social, no que tange a garantia de direitos fundamentais para o convívio e a ordem social. Assim, o Programa Família Paranaense, programa do Governo do Estado do Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, responsável pelas políticas de assistência social e garantia de direitos, fazem o acompanhamento das famílias vulneráveis, identificando as suas potencialidades e os recursos existentes, para definir o plano que a ajudará a promover o seu desenvolvimento autônomo. Este artigo tem como objetivo descrever o funcionamento do Programa Família Paranaense, a partir do acompanhamento familiar, buscando apresentar as mudanças originadas nas famílias visando à emancipação no plano individual, social e político. Para isso, será apresentado o Programa Família Paranaense e seus objetivos, apontando os indicadores de vulnerabilidade social na qual selecionará as famílias pelo Índice de Vulnerabilidade Social a ser acompanhada pela equipe técnica. O acompanhamento da equipe técnica dar-se-á pelo planejamento de ações individuais e grupais no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais para a melhoria da condição de vida. Por fim, destacaremos o trabalho teórico-metodológico realizado pela equipe técnica do município de Jaboti/PR no planejamento e nas atividades de atendimento as famílias prioritárias.

Palavras-chave


Assistência Social. Programa Família Paranaense. Acompanhamento familiar. Políticas Públicas.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. CapacitaSuas Volume 1: SUAS: Configurando os Eixos de Mudança. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Instituto de Estudos Especiais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Brasília: MDS, 2008.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações técnicas sobre o PAIF: Trabalho Social com Famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF. Brasília: MDS, 2012.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Cadastro Único. Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico/o-que-e-e-para-que-serve. Acesso em: 09 jul 2018.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. Disponível em: http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/assistencia-social/psb-protecao-social-basica/projetos-psb/servico-de-protecao-e-atendimento-integral-a-familia-2013-paif. Acesso em: 11 jul 2018.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado: trabalho relacionado com as investigações de L. H. Morgan. Tradução de Leandro Konder. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.

GOVERNO, Ana Rita Lopes. Quem muito abarca pouco abraça?: a percepção das famílias pobres multidesafiadas sobre as competências em diferentes níveis de apoio formal. Dissertação de mestrado em Psicologia. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2012.

IPARDES. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Índice de Vulnerabilidade das Famílias Paranaenses: Mensuração a partir do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico. Curitiba: IPARDES, 2012.

LAVINAS, Lena; NICOLL, Marcelo. Atividade e vulnerabilidade: quais os arranjos familiares em risco?. Dados, Rio de Janeiro, v. 49, n. 1, p. 67-97, 2006.

MARTÍN–BARÓ, Ignácio. Guerra e saúde mental. Disponível em: http://www.uca.edu.sv/coleccion-digital-IMB/. Acessado em: 17 ago 2018.

MELO, Ana Teixeira; ALARCÃO, Madalena. Centros de apoio familiar e aconselhamento parental: proposta de um modelo global de organização. Psicologia & Sociedade; n. 21 (1), p. 55-64, 2009.

PARANÁ. Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. Cartilha Família Paranaense: uma nova vida começa aqui. Curitiba: SEDS, 2012.

PARANÁ. Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. Manual de orientação para o acompanhamento familiar. Curitiba: SEDS, 2017.

PARANÁ. Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. Manual de orientação: Instrumentos de compromisso, diagnóstico, planejamento e acompanhamento das famílias. Disponível em: http://www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br. Acessado em: 05 jul 2018a.

PARANÁ. Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. Sistema Família Paranaense. Disponível em: http://www.familia.seds.pr.gov.br/Pa/index.jsf. Acessado em: 12 jul 2018b.

RODRIGUES-FILHO, Luciano Ferreira; COSTA, Ilton Garcia da. Direito e Psicologia: o sujeito em inclusão. Curitiba: Instituto Memória, 2016.

RODRIGUES-FILHO, Luciano Ferreira. SILVA, Diego Nassif. Pacificação e inclusão social: o sujeito e sua moradia na cidade, estudo do caso da Vila XV de novembro do município de Jaboti/PR. IN: CACHICHI, R. C. D.; COSTA, I. G. da; LEÃO JUNIOR, T. M. de A. Paz, Direito e Política. Curitiba: Instituto Memória, 2016.

SILVA, Diego Nassif. O apedrejamento de Soraya M. e o caleidoscópio jurídico. Rev. Eletrônica Feati, ed. 11, v.1 n. 1, Ibaiti/PR: FEATI, 2015.

SOUSA, Liliana. Famílias multiproblemáticas. Coimbra: Quarteto, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rrl.v1i2.84652

Apontamentos

  • Não há apontamentos.