A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MENSAGEM APOCALÍPTICA NA REVISTA ADVENTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v6i2.56074

Palavras-chave:

Apocalipse, contextualização, adventismo, Revista Adventista, visão apocalíptica.

Resumo

O presente artigo analisa o número de referências na Revista Adventista da mensagem Apocalíptica e sua contextualização ao longo da história da mesma. A discussão se deu a partir de uma análise documental, com abordagens quantitativa e qualitativas, principalmente a partir da análise do tema. O objetivo foi verificar ao longo das décadas o número de publicações que fazem referência a visão apocalíptica, e como a revista contextualizou este tema para o seu público. Será analisada qual a importância e relevância desta mensagem para a Igreja Adventista e se a mesma se manteve ao longo das décadas ou se houve alguma mudança nesta temática. Também será analisado o termo contextualização para verificar como esta mensagem foi apresentado para o público em suas diferentes edições.

Biografia do Autor

Rodrigo Follis, UNASP - Centro Universitário Adventista de São paulo

Doutor em Ciências da Religião e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Pós-graduado em Docência Universitária e em Gestão Organizacional; Bacharel em Teologia e em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Professor no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Diretor da Unaspress, a editora universitária do Unasp. Atua principalmente nos seguintes temas: Mídia e Religião; Teologia Aplicada; Missiologia, sempre a partir dos conceitos de Memória e Identidade. Tem pesquisas voltadas também para as áreas de metodologia e iniciação científica, tanto em Teologia como em Comunicação Social. É também avaliador do MEC/INEP para os cursos de Comunicação Social. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/1017126463354. Acessado em 21/01/2021)

Ismael Santos da Silva, UNASP - Centro Universitário Adventista de São paulo

Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) em 2012. Iniciou o Mestrado na mesma área na Otago University na Nova Zelândia em 2016, porém está concluindo a Pós Gradução em Missiologia, bem como a Pós Graduação em Aconselhamento na Unasp em 2017. É integrante do Grupo de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (Geccom). Atuou como Pastor em diversas regiões do Brasil de 2008 até 2013, tendo como foco o trabalho com jovens, música. Crescimento de Igreja e Missões. Também atuou na Nova Zelândia entre 2013 e 2016, nas mesmas área, mas com foco em comunidades multiculturais. Suas áreas de interesse são: Jovens, Música, Missões, Comunidades Multiculturais. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/9812334541611211. Acessado em 21/01/2021)

Referências

APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2009.

BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

DEDEREN, R. Tratado de Teologia: Adventista do Sétimo Dia. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2011.

DICK, E. N. The Millerite Movement 1830–1845. In LAND, G.

ANDERSON, G. T., NORWOOD, W. F. (Eds.), Adventism in America (Revised Edition, p. 1). Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 1998.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Penso, 2008.

FOLLIS, R. Memória, mídia e transmissão religiosa: estudo de caso da Revista Adventista (1906-2010). Tese (Doutorado em Ciências da Religião). Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2017a.

FOLLIS, R.; DARIUS, F. O adventismo na era da internet: aspectos missiológicos e comunicacionais observados na revista adventista. In: XII Conferência Brasileira Comunicação Eclesial, 2017, Campinas. Anais... São Bernardo: UMESP, 2017.

FRANCO, M. O que é análise de conteúdo. São Paulo: PUC, 1986.

GILL, R. Análise de discurso. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.

KNIGHT, G. R. (2008). The Apocalyptic Vision and the Neutering of Adventism. Hagerstown, MD: Review and Herald Publishing Association, 2008.

MAGALHÃES, E. Análise do discurso. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

MOON, J., & KAISER, D. For Jesus and Scripture: The Life of Ellen G. White. In D. Fortin, J. Moon, M. W. Campbell, & G. R. Knight (Eds.), The Ellen G. White Encyclopedia (2nd Edition). Hagerstown, MD: Review and Herald Publishing Association, 2013.

NOVAES, A. O problema adventismo-televisão: uma análise do pensamento adventista sobre a TV a partir da tipologia de H. Richard Niebuhr em Cristo e Cultura. Tese (Doutorado em Ciências da Religião). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas de discurso. Campinas: Pontes, 1987.

STEFANOVIC, R. Revelation of Jesus Christ: commentary on the book of Revelation. Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 2009.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. São Paulo: Artmed, 2008.

WHITE, E. G. Selected Messages. vol. 2. The Writings of Ellen G. White: Review and Herald Publishing Association, 1958.

WILSON, V. Modos de ler o discurso religioso. Soletras, Ano III, n. 5 e 6. São Gonçalo: UERJ, 2003. Disponível em: <http://bit.ly/2nUpl03>. Acesso em: 25 jan. 2008.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Follis, R., & da Silva, I. S. (2017). A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MENSAGEM APOCALÍPTICA NA REVISTA ADVENTISTA. Revista Relegens Thréskeia, 6(2), 01–10. https://doi.org/10.5380/rt.v6i2.56074

Edição

Seção

Seção Temática