HIBRIDISMO CULTURAL ACREANO: UMA REFLEXÃO HISTÓRICA E CONCEITUAL SOBRE A RELIGIÃO DA BARQUINHA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v11i1.85906

Parole chiave:

Hibridismo Cultural, Religião, Barquinha, Ayahuasca

Abstract

A Amazônia em sua complexa e múltipla realidade simbólica é repleta de diversos elementos que se encontram e se transformam. Compreender fragmentos desse processo não esgota tal complexidade, mas amplia a compreensão da mesma. Criada em 1945 no Acre por Daniel Pereira de Mattos, a religião da Barquinha se mostra um movimento simbólico fértil – apesar de ser a linha ayahuasqueira menos explorada no campo dos estudos da religião brasileira – mostrando-se um desafio. O processo de simbolização e ritualística desse movimento religioso é um exemplo ímpar da complexidade do campo religioso brasileiro, uma vez que contempla três principais influências religiosas: a matriz negra, ameríndia e européia, envolvendo, principalmente, elementos da umbanda, candomblé, tambor de mina, pajelança amazônica, o uso da ayahuasca, catolicismo popular, kardecismo e esoterismo(s). O objetivo deste esboço é apresentar sucintamente a história da Barquinha como uma das expressões religiosas afro-amazônicas e tecer reflexões acerca das elaborações presentes na literatura sobre o tema acerca dos conceitos de sincretismo, ecletismo e hibridismo religioso, apontando este último como uma das melhores alternativas para delinear o processo de aglutinação e transformação deste campo simbólico.

Biografie autore

Ricardo Assarice dos Santos, Universidade de São Paulo

Possuo graduação em Psicologia pelo Mackenzie (2014), onde defendi minha monografia sobre Alquimia e Psicologia Analítica. Tenho mestrado (bolsista CAPES) em Ciência da Religião pela PUC-SP (2017), onde tive a oportunidade de estudar processos culturais e simbólicos de religiões que fazem uso da ayahuasca no contexto brasileiro. Estou realizando um doutorado em Psicologia Social pela USP (bolsista CAPES), estudando o papel da imaginação em experiências anômalas (incomuns) e visionárias do uso de psicodélicos, em especial o DMT. Acesse meu Currículo Lattes. Tive a oportunidade de realizar um doutorado sanduíche (bolsista PDSE) na Universidade de Greenwich, em Londres, aprimorando estudos sobre Experiências Humanas Excepcionais. Sou Membro da ABHR (Associação Brasileira de História das Religiões), membro da APB (Associação Psicodélica do Brasil) e da University of Greenwich Psychedelic Society. Participo dos seguintes grupos de estudos: GEMA (Grupo de Estudos de Epistemologia e Metodologia de Pesquisa em Psicologia da Religião e Psicologia Anomalística), GEHIP (Grupo de Estudos de Hipnose e Estados Alterados da Consciência), Meditativamente (Grupo de Estudo e Pesquisa em Práticas Meditativas) e UNUS (Grupo de Estudos de Psicologia da Crença: Psicologia Analítica, Experiências Religiosas e Anômalas). Meu principais interesses de estudos são Psicologia Analítica, Psicologia da Religião, Psicologia Anomalística, Terapia com Psicodélicos, Alquimia, História do Esoterismo Ocidental e Fosfenos (fenômenos luminosos).

Douglas Flores, Universidade de São Paulo

Doutorando no Programa de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP), num primeiro momento com Bolsa CAPES, sob orientação do professor Dr. Geraldo José de Paiva. Atualmente sou bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sob orientação do professor Dr. Wellington Zangari. Mestre em Psicologia Social pela USP, com bolsa CAPES, sob orientação da professora Dra. Fatima Regina Machado. Graduado em Psicologia pela URI - Santo Ângelo, sob orientação da professora Dra. Andrea Duarte. Realizei pesquisa de Iniciação Científica sobre diagnóstico precoce de transtornos mentais e riscos desenvolvimentais (orientado pelo professor Me. José Vicente N. de Alcântara), e também na área de Hermenêutica (Paul Ricoeur, Martin Heidegger e Theodor W. Adorno), orientado pelo professor Dr. Fábio César Junges. Sou assessor científico ad hoc dos seguintes periódicos nacionais e internacionais: The British Journal of Psychiatry (do Royal College of Psychiatrists e publicado mensalmente pela Cambridge University), da Revista de Medicina (USP), Revista Música (USP), Psicologia: Ciência e Profissão (Conselho Federal de Psicologia), Revista Ideias (UNICAMP), Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, Protestantismo em Revista (Escola Superior de Teologia - São Leopoldo/RS), Psicologia Argumento (PUC-PR), Numen: Revista de Estudos e Pesquisa da Religião, e da ECOS - Estudos Contemporâneos da Subjetividade (Universidade Federal Fluminense). Também sou Membro Associado da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC); da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC); da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMP); e da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis). Participo dos seguintes Grupos de Estudos/Pesquisa: Experiência Religiosa e Estados Alterados de Consciência; Psicologia Cognitiva da Religião; Metodologia em Anomalística; e Psicologia da Religião, e do Grupo "Ateísmo, descrenças religiosas e secularismo: história, tendências e comportamentos" (CNPQ). Minhas áreas de pesquisa e meus principais interesses são: experiências extáticas, dissociativas, de transe e de alegadas possessões em épocas e contextos distintos; ciência da religião, religião comparada, misticismo, religiões e suas teologias; antropologia evolutiva e psicologia evolucionista; etologia, fisiologia e neurociências; epistemologias das teorias científicas; religião (aspectos psicofisiológicos, simbólicos, cognitivos e sociais); ciências cognitivas e psicologia anomalística.

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Pubblicato

2022-07-05

Come citare

Assarice dos Santos, R., & Flores, D. (2022). HIBRIDISMO CULTURAL ACREANO: UMA REFLEXÃO HISTÓRICA E CONCEITUAL SOBRE A RELIGIÃO DA BARQUINHA. Revista Relegens Thréskeia, 11(1), 141–159. https://doi.org/10.5380/rt.v11i1.85906

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Seção Temática