IGREJAS E MOVIMENTOS INCLUSIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v7i1.61620

Palavras-chave:

Ensino Religioso, confessional, história da educação.

Resumo

Este artigo é o resultado da pesquisa do Programa Concepções e Recursos do Ensino Religioso no projeto Concepções e produção científica do Ensino Religioso do Grupo de Pesquisa Educação e Religião e tem o objetivo de analisar o contínuo processo de construção da identidade do Ensino Religioso, como componente curricular no cenário da educação brasileira. Esta é uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental a partir de legislações e documentos da História da Educação; buscou-se reorganizar o percurso estabelecido para identificar o primeiro modelo de Ensino Religioso utilizado no Estado Brasileiro no período de 1827 a 2010. A partir deste percurso histórico é possível estabelecer o conceito e estrutura do modelo que é identificado como aquela parte de uma mesma confissão religiosa, e que transmite o que é próprio desta tradição religiosa (visão de mundo, formulações de fé, ética, costumes, práticas rituais, etc.).

Biografia do Autor

Sérgio Rogério Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER)

Professor Livre Docente (2012) e Pós-Doutor (2010) em Ciência da Religião pela PUCSP; Pós-Doutorado em Geografia da Religião pela UFPR (Bolsista CAPES - 2018); Pós- Doutorado em Ciências da Religião pela UEPA (Bolsista CAPES - 2019), Professor Titular da PUCPR (2008). Doutor (2000) e Mestre (1996) em Ciências da Educação pela Universdiade Pontifícia Salesiana (Roma - Itália). Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Uberaba (1990) Bacharel em Ciências Religiosas pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas (1987). Pesquisador Colaborar do LEER da UEL, é Consultor e Orientador em Educação e Religião; Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER). Atuou na Educação Básica na Rede de Escolas Maristas (1984-2000) como professor e gestor. No Ensino Superior atuou na Universidade Católica de Brasília (1997-1999) como Pró-Reitor Comunitário e de Extensão; na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000-2016) como professor e gestor; no Centro Universitário Internacional UNINTER (2008-2012) como professor e gestor na modalidade EAD. Experiência como professor universitário nos seguintes cursos de graduação de Educação, Turismo e Teologia. Na especialização atuou nas modalidades presenciais e a distância na área de Ensino Religioso. Enquanto no Strictu Sensu nos Programas de Educação e Teologia (Mestrado e Doutorado); Supervisor de Pós-Doutorado. Professor visitante do Programa de Doutoramento em Educação e Sociedade (Cultura de Linha, Fé e Valor de Formação) na Universidade La Salle de Bogotá e Investigador da Universidade Lusófona de Lisboa (Portugal). Colaborou na editoria da revista Educação e Movimento (AECPR) Diálogo Educacional (PUCPR), Pistis & Praxis: Teologia Pastoral (PUCPR), Diálogo (Paulinas) e da equipe editorial da Revista Relegens Threskéia: Estudos e pesquisas sobre religião (UFPR/UEPA) e da Revista de Educação (ANEC). Bolsista Produtividade da Fundação Araucária de Apoio a Pesquisa do Paraná e Bolsista Universal da CAPES. Na área de Comunicação atuou como Superintendente da Lumen Comunicação (2002-2003), Superintendente da Fundação Rocio (Radio Clube AM e FM); Diretor e Editor da Editora Champagnat e da Lumen Produção. Coordenação da Comissão de Ética dos Hospitais vinculados a PUCPR. Consultor do Conselho Nacional de Educação e UNESCO para Educação e Religião; Consultor da Secretaria de Estado de Educação do Paraná e da Secretaria de Educação Municipal de Curitiba. Vice-Presidente da Associação de Educação Católica (AEC-PR), Consultor para o Conselho nacional de Educação com bolsa da UNESCO. Autor de livros, artigos e artigos em eventos acadêmicos nas seguintes áreas: educação, formação de professores, diversidade educação religiosa (pastoral). (Fonte: http://lattes.cnpq.br/8648726976057922. Acessado em 21/01/2021)

Acir Brito Filho, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Acir Brito Filho é Doutorando (PUCPR, 2017-2022) e Mestre em Engenharia Mecânica (PUCPR, 2015), Especialista em Construções em Aço (UFOP, 1999) e Bacharel em Engenharia Civil (PUC-PR, 1996). Cumpriu parcialmente os cursos de Bacharelado em Teologia (PUCPR, 2014-2016), Arquitetura e Urbanismo (UniC, 2009-2010) e Especialização MBA em Gestão de Projetos (GAMA FILHO - BIMETAL, 2009-2010). É professor na FURB, onde leciona as disciplinas de Teoria das Estruturas e Estruturas Metálicas no curso de Bacharelado em Engenharia Civil, também Estabilidade das Construções e Construções em Aço e Madeiras no curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Colaborou na Uniandrade, onde lecionou as disciplinas de Mecânica dos Sólidos e Teoria das Estruturas (2017-2). Foi professor das disciplinas de Estática dos Corpos Rígidos, Dinâmica dos Sólidos, Resistência dos Materiais, Teoria das Estruturas e Sistemas Estruturais em Aço e Madeira na FAPAR (2016-2017). Lecionou na Escola Politécnica da PUCPR (2015-2017), onde ministrou as disciplinas de Estática dos Corpos Rígidos, Mecânica dos Sólidos, Teoria das Estruturas e Construções em Aço. Exerceu docência na FACEAR (2012, 2014), ministrando as disciplinas de Planejamento e Orçamento, Resistência dos Materiais e Construções em Aço. Atua no ramo da Construção em Aço desde 1996. Como gerente, inovou o processo de formação de equipe, abrindo oportunidade para operários "de chão de fábrica" ingressarem na área de Projeto e Detalhamento de estruturas em aço; alguns concluíram bacharelados da Engenharia. Cria ferramentas de cálculo com enfoque didático, dando oportunidade para a livre compreensão de critérios adotados e suas respectivas fontes. É colaborador do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GEPER, desde 2014-2). Atuou na Dimensão Social da Arquidiocese de Curitiba, com os temas da Campanha da Fraternidade da CNBB (2010-2014). Ministra treinamentos, cursos e palestras sobre temas correlatos às Construções em Aço. FURB: Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC. Uniandrade: Centro Universitário Campos de Andrade, Curitiba, PR. FAPAR: Faculdade Paranaense, Curitiba, PR. PUCPR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR. UniC: Universidade de Cuiabá, Cuiabá, MT. FACEAR: Faculdade Educacional de Araucária, PR. GEPER: Grupo de Pesquisa Educação e Religião. CNBB: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Brasília, DF. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/2110863607261133. Acessado em 21/01/2021)

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Junqueira, S. R., & Brito Filho, A. (2018). IGREJAS E MOVIMENTOS INCLUSIVOS. Revista Relegens Thréskeia, 7(1), 34–47. https://doi.org/10.5380/rt.v7i1.61620

Edição

Seção

Artigos