CONSTRUINDO UM ESPAÇO DE REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DO BUDISMO NAS PRÁTICAS CURRICULARES DO ENSINO RELIGIOSO

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v7i1.59969

Parole chiave:

Ensino Religioso, Budismo, práticas curriculares.

Abstract

Este artigo insere-se no campo das discussões sobre o Budismo no Ensino Religioso, bem como a dificuldade dessa religião e/ou filosofia de vida ser incorporado nas práticas curriculares desse ensino, devido a um cenário de preconceitos e discriminações diante de alguns determinados grupos cujas suas crenças religiosas não são consideradas das religiões ocidentais. Nesse sentido, o Ensino Religioso passa ser um componente importante para romper práticas repressoras no que envolve às diversas manifestações culturais religiosas, inclusive quando nos direcionamos para as religiões orientais. Nessa perspectiva, o estudo aqui proposto é construído com o objetivo de contribuir para a inserção do Budismo de forma reflexiva, crítica, não confessional nas práticas curriculares do Ensino Religioso, na perspectiva do combate da intolerância religiosa nas escolas. Metodologicamente essa pesquisa é qualitativa com coleta de dados empíricos através de entrevista semi-estruturadas realizadas com alguns docentes atuantes no Ensino Religioso, no entanto, identificamos que há uma lacuna no que diz respeito à formação inicial e continuada dos docentes para abordar de forma consistente o Budismo em sala de aula, diante disso, apresentaremos por fim, uma possibilidade de práticas pedagógicas a partir de temas norteadores e objetivos propostos de como trabalhar o universo budista no componente curricular Ensino Religioso.

Biografie autore

Marcos Vinicius Freitas Reis, Universidade federal do Amapá

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do Curso de Mestrado Acadêmico em História Social da UNIFAP. Docente do Curso de Mestrado Profissional Ensino de História UNIFAP. Docente do Curso de Graduação em Relações Internacionais e História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Docente da Especialização Estudos Culturais e Politicas Públicas. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrado em Ciência Politica pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) . Editor da Revista Tempo Amazônico ligado a ANPUH AP. Líder do Centro de Estudos de Religião, Religiosidades e Politicas Públicas (CEPRES). Filiado a Associação Nacional de Historiadores Sessão Amapá (ANPUH AP). Assessor da Secretaria de Educação do Estado do Amapá sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no tocante ao Ensino Religioso. Coordenador do Observatório da Laicidade do Amapá. Assessor do Grupo de Trabalho da REPAM - Sinodo do Amazônia. Filiado a Associação Brasileira de Historiadores da Religião (ABHR).Filiado a Associação Brasileira de Teologia (SOter). Filiado ao Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso ? FONAPER. Assessor Nacional das Graduações de CIência da Religião (RELER). Escreve semanalmente para o impresso Jornal Gazeta do Amapá com a coluna "Religião e Politica em Debate" aos domingos. Todas as quartas a Coluna "Religião e Sociedade na Atualidade" no portal Jornal GGN .Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião e Politica, Diversidade Religiosa na Amazônia. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/0706355533898912. Acessado em 22/01/2021)

Mirinalda Alves Rodrigues dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCR/UFPB), na linha de pesquisa Educação e Religião. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCR/UFPB), na linha de pesquisa Educação e Religião (2013). Graduada no Curso de Licenciatura em Pedagogia para Magistério em Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos) com Área de Aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba Campus I - João Pessoa (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em currículos, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Religioso, Diversidade Cultural e Educação de Jovens e Adultos (EJA). (Fonte: http://lattes.cnpq.br/6087839207872339. Acessado em 22/01/2021)

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Paulo. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. Edições Loyola. São Paulo. SP, 1998.

AMORIM, Roseane Maria de. NETO, José Batista. Práticas Curriculares Cotidianas: os fios e tramas da educação das relações etnicorraciais em escola da rede municipal do recife. Espaço do Currículo, v.5, n.1, p. 331-345, Jun./ Dez., 2012.

ANDRADE, Solange Ramos de. História das Religiões e Religiosidades: uma breve introdução. In: FILHO, Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão. (org). (Re) Conhecendo o Sagrado: reflexões teórico-metodológica dos estudos de religiões e religiosidade. São Paulo: Fonte Editorial, 2013, p. 11-32.

BHIKKHU VEM, Buddhadasa. Pontos Essenciais dos Ensinamentos Budhistas. In: SASAKI, Ricardo.(org). Jóias Raras: do ensinamento budhista. Belo Horizonte: Nalanda, 2013.

BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. CULTURA DE PAZ NA ESCOLA: É POSSÍVEL? In: ANDRADE, Fernanado. (org). Escola: faces da violência, faces da paz. João Pessoa, Editora Universitária da UFPB, 2012, p. 211-230.

DHAMMASAMI VEM, Khammai. As Quatro Nobres Verdades. In: SASAKI, Ricardo. (org). Jóias Raras: do ensinamento budhista. Belo Horizonte: Nalanda, 2013, p. 51- 60.

MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação, v. 11 n. 32, p. 285- 296, maio./ago., 2006.

MORESI, Eduardo. Metodologia da Pesquisa. Universidade Católica de Brasília -UCB, 2003.

NASSER, Maria Cecília de Queirós Cabrera. Contando histórias em sala de aula: um dica para o Ensino Religioso. In: KRONBAUER, Selenir Corrêa Gonçalves. SOARES, Afonso Maria Ligorio. (Org). Educação e Religião: múltiplos olhares sobre o ensino religioso. São Paulo, Paulinas, 2013, p. 15-34.

OLIVEIRA, Irene Dias de. Religião e as teias do multiculturalismo. São Paulo, Fonte Editorial, 2015. OLIVEIRA, Lilian Blanck de.

KOCH, Simone Riske. Diversidade Cultural Religiosa e formação de docentes de ensino religioso na FURB/SC: tecendo cartografias. In: Numem: revista de estudos e pesquisa da religião. (org) Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, v. 15, n.2, Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012, p. 455-480.

OLIVEIRA. Lilian Blanck de. JUNQUEIRA. Sérgio Rogério Azevedo. ALVES. Luiz Alberto Sousa. KEIM. Ernesto Jacob. Ensino Religioso: no Ensino Fundamental. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PAULY, Evaldo Luis. O dilema epistemológico do ensino religioso. Revista Brasileira de Educação, 27 Rio de Janeiro Sept./Oct./Nov./Dec. 2004.

RINPOCHE, Chagdud Tulku. O caminho budista: uma breve introdução. Três Coroas: Makara, 2012.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SILVA, Georges da. HOMENKO, Rita. BUDISMO: psicologia do autoconhecimento. São Paulo, Editora Pensamento, 1998.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. SMITH. Wilfred Cantwell. O sentido e o fim da religião. Tradução de Korndörfer, Geraldo. São Leopoldo, Sinodal, 2006.

Pubblicato

2018-10-24

Come citare

Reis, M. V. F., & Santos, M. A. R. dos. (2018). CONSTRUINDO UM ESPAÇO DE REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DO BUDISMO NAS PRÁTICAS CURRICULARES DO ENSINO RELIGIOSO. Revista Relegens Thréskeia, 7(1), 48–67. https://doi.org/10.5380/rt.v7i1.59969

Fascicolo

Sezione

Artigos