MULHERES MIGRANTES EM LONDRINA/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v11i2.88019

Palavras-chave:

Fluxos Migratórios Internacionais, Migração Feminina, Cáritas Arquidiocesana de Londrina/PR.

Resumo

Tendo em vista a intensificação e diversificação dos fluxos migratórios internacionais presentes na Região Metropolitana de Londrina/PR, viu-se necessário o estudo da migração feminina e suas relações com o trabalho, violências sofridas e as dificuldades encontradas em suas trajetórias. Assim, o objetivo do artigo foi compreender a realidade das mulheres migrantes atendidas pelo Programa de Atendimento e Acompanhamento aos Migrantes, Refugiados, Apátridas e suas Famílias executado pela Cáritas Arquidiocesana de Londrina/PR. Enquanto procedimentos metodológicos optou-se pela revisão de literatura e a pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada com cinco mulheres imigrantes residentes em Londrina/PR, atendidas pelo Programa de Atendimento e Acompanhamento aos Migrantes, Refugiados, Apátridas e suas Famílias executado pela Cáritas Arquidiocesana de Londrina/PR, tendo sido utilizado como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. A partir da pesquisa realizada, compreendeu-se que as mulheres imigrantes residentes em Londrina/PR, tiveram o Brasil como primeiro país de deslocamento, migraram em busca de melhores condições de vida para elas e suas famílias, e pode-se verificar que as participantes da pesquisa não estão no mercado de trabalho formal, ocupando postos de trabalhos informais, sem registro e sem carteira assinada. A maioria das mulheres imigrantes entrevistadas estão desempregadas, sendo a única fonte de renda, o salário do companheiro.

Biografia do Autor

Heloisa Dalfito Berbert, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Evelyn Secco Faquin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Berbert, H. D., & Faquin, E. S. (2022). MULHERES MIGRANTES EM LONDRINA/PR. Revista Relegens Thréskeia, 11(2), 33–49. https://doi.org/10.5380/rt.v11i2.88019

Edição

Seção

Seção Temática