MULHERES MIGRANTES EM LONDRINA/PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v11i2.88019Palavras-chave:
Fluxos Migratórios Internacionais, Migração Feminina, Cáritas Arquidiocesana de Londrina/PR.Resumo
Tendo em vista a intensificação e diversificação dos fluxos migratórios internacionais presentes na Região Metropolitana de Londrina/PR, viu-se necessário o estudo da migração feminina e suas relações com o trabalho, violências sofridas e as dificuldades encontradas em suas trajetórias. Assim, o objetivo do artigo foi compreender a realidade das mulheres migrantes atendidas pelo Programa de Atendimento e Acompanhamento aos Migrantes, Refugiados, Apátridas e suas Famílias executado pela Cáritas Arquidiocesana de Londrina/PR. Enquanto procedimentos metodológicos optou-se pela revisão de literatura e a pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada com cinco mulheres imigrantes residentes em Londrina/PR, atendidas pelo Programa de Atendimento e Acompanhamento aos Migrantes, Refugiados, Apátridas e suas Famílias executado pela Cáritas Arquidiocesana de Londrina/PR, tendo sido utilizado como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. A partir da pesquisa realizada, compreendeu-se que as mulheres imigrantes residentes em Londrina/PR, tiveram o Brasil como primeiro país de deslocamento, migraram em busca de melhores condições de vida para elas e suas famílias, e pode-se verificar que as participantes da pesquisa não estão no mercado de trabalho formal, ocupando postos de trabalhos informais, sem registro e sem carteira assinada. A maioria das mulheres imigrantes entrevistadas estão desempregadas, sendo a única fonte de renda, o salário do companheiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).