A DIVINDADE COMO PERSONAGEM: NARRATIVAS TESTEMUNHAIS EM SANTUÁRIOS CATÓLICOS (2012-2013)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v10i2.82455Palavras-chave:
história oral, religiosidade, testemunho,Resumo
A partir de fontes orais produzidas em momentos de ritualização religiosa, o presente texto tem por finalidade refletir sobre algumas estratégias narrativas tendo em conta a noção de “testemunho". No caso, serão problematizadas entrevistas curtas que foram gravadas nos anos de 2012 e 2013 em santuários católicos existentes na região Sudoeste do Paraná. Tendo em vista que foram proferidas para verbalizar os pormenores do “pagamento de promessas” e o exercício do fervor religioso, será pensado o modo como tais falas mobilizam um campo semântico socialmente constituído que posiciona a divindade junto aos fluxos próprios da vida cotidiana.
Referências
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da UNICAMP, 2011.
FERNANDES, Rubem César. As romarias da paixão. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
FISICHELLA, Rino. Testemunho. In: LEXICON: DICIONÁRIO TEOLÓGICO-ENCICLOPÉDICO. Trad. João Paixão Neto; Alda da Anunciação Machado. São Paulo: Edições Loyola, 2003, p. 751-752.
HIGUET, E. O misticismo na experiência católica. In: BOFF, Leonardo (org.). Religiosidade popular e misticismo no Brasil. São Paulo, Paulinas, 1984.
HATTSTEIN, Markus. Religiões do mundo. Trad. Paula da Silva Bonner. Colónia: Könemann, 2000.
HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
TURNER, Victor. O Processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Trad. Nancy Campui de Castro. Petrópolis: Vozes, 1974.
TRABALHO DO AUTOR: 2013.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o Trauma: a questão do testemunho de catástrofes históricas. Psicologia Clínica do Rio de Janeiro, vol. 20, n. 01, p. 65-82, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pc/v20n1/05.pdf> acesso em: 20/05/2021.
STEIL, Carlos Alberto. O sertão das romarias. Petrópolis: Vozes, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).