INTRODUÇÃO AO TOMISMO: UMA ANÁLISE ACERCA DA MORALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v8i2.70788Palavras-chave:
Ética, fé, prudência.Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo geral conhecer o significado, a abrangência e a influência do agir humano segundo Tomás de Aquino. Para tanto, a proposta investigativa parte do pressuposto de que a ação humana, pautada na paixão, gera, por vezes, consequências indesejadas e não adequadas às urgentes necessidades morais, consubstanciando-se, não raro, num prejuízo irreparável nas relações interpessoais. Nesse sentido, Tomás de Aquino situa o exercício da razão, qualidade universal da cultura humana, como o “fiel da balança”. Aquino compreende o homem como possuidor de uma obrigação moral, deve agir através de sua racionalidade, compreendendo e controlando as paixões na medida em que estas impedem o desenvolvimento da ética. Para ele, a prudência é a principal virtude cardeal, responsável pela correta deliberação nas ações humanas. O homem prudente delibera, julga e comanda seus atos e escolhas, evitando os vícios. Objetivamos conhecer a extensão e a profundidade da ética tomista, proporcionando uma reflexão acerca do agir humano. Acreditamos que esta pesquisa poderá nos ajudar a refletir mais profundamente acerca dos reais valores atribuídos ao comportamento humano.
Referências
AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. Tomo Único. São Paulo, Edições Loyola, 2005. In: https://sumateologica.files.wordpress.com/2017/04/suma-teolc3b3gica.pdf. Acesso em 04 novembro 2019.
AUBENQUE, Pierre. A Prudência em Aristóteles. São Paulo: Paulus, 2008.
NASCIMENTO, Carlos Arthur Ribeiro. A moral de Santo Tomás de Aquino: A segunda parte da Suma de Teologia. COSTA, Marcos Roberto N. e BONI, Luis A. (Org.). A Ética Medieval face aos desafios da contemporaneidade. Porto Alegre, EDIPURS, 2004.
RASSAM, Joseph. Tomás de Aquino. Lisboa: Edições 70, 1988.
SCIACCA, Michele Federico. El hombre, este desequilibrado. Barcelona: Luis Miracle Editor, 1958.
_______. História da Filosofia I: Antiguidade e Idade Média. São Paulo: Mestre Jou, 1967.
TORREL, Jean-Pierre. Tomás de Aquino: A “filosofia” moral de Tomás de Aquino. In: CANTO-SPERBER, Monique (Org.). Dicionário de Ética e Filosofia Moral. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).