O TRAJETO EDUCACIONAL DOS OBLATOS DE SÃO JOSÉ: REFLEXÕES PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA VIRTUOSA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v8i2.70454Palavras-chave:
Educação, pastoral escolar, educação católica, Oblatos de São José.Resumo
Esta pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, visa compreender a proposta educativa dos Oblatos de São José, uma congregação religiosa fundada pelo bispo italiano São José Marello (1844-1895) A princípio está organizada a partir de uma educação humanista estabelecida no século XVIII, resultante da vivência pastoral e social do sacerdote fundador. Tendo como modelo José de Nazaré, pai e educador de Jesus, José Marello propõe para seus oblatos a “educação da mente e do coração”, como proposta educativa da integralidade da pessoa humana. Educar a mente e o coração é, talvez, um dos pressupostos máximos do jeito de fazer educação para São José Marello. Esse desejo, fortemente presente nos seus esforços, motivou a realização desta pesquisa, no intuito de entender como estes pressupostos se revelam nas atividades pastorais e no “jeito de educar”, nas instituições educacionais oblatas brasileiras. O percurso da pesquisa permitiu verificar a atualidade do carisma de São José Marello. Passado mais de um século, e sem deixar de considerar as diferenças especialmente culturais e sociais deste novo tempo, entende-se que os seus ensinamentos fundamentais, ou seja, a sua essência, continua viva, mesmo que em nova forma, própria dos novos processos e técnicas presentes no ambiente educacional.
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