ENSINO RELIGIOSO E ICONOGRAFIA

Autores

  • Valeska Freman Silveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v7i1.62425

Palavras-chave:

Ciência da Religião, ensino religioso, iconografia.

Resumo

Este artigo procura apresentar algumas reflexões a respeito da importância da transposição didática da Ciência da Religião para o Ensino Religioso no que se refere especificamente à análise iconográfica. Partindo dos pressupostos teóricos e metodológicos da Ciência da Religião, propomos uma análise cuidadosa da iconografia nos cursos de Ensino Religioso. Nosso objetivo é apresentar aos professores dessa disciplina esta aproximação teórico metodológica com a Ciência da Religião como possibilidade de desenvolver uma prática educativa que viabilize o aluno a compreender a imagem (texto) não como mera ilustração, mas como fonte histórica de grande relevância para a compreensão do estudo das religiões. 

Biografia do Autor

Valeska Freman Silveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda no Programa de Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP ( 2016) , Mestra em Ciência da Religião pela mesma Instituição - PUC SP ( 2014-2016) com bolsa de mestrado Capes, com a dissertação intitulada Entre a teoria e a prática; limites da aplicação da Ciência da Religião na produção dos livros didáticos de Ensino Religioso no Fundamental I, especialização em Ciências da Religião pela mesma Instituição PUC - SP (2000) e com bacharelado e licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989-1991). (Fonte: http://lattes.cnpq.br/6877735649563277. Acesso em 22/01/2021)

Referências

ALVES, Rubem. A complicada arte de ver. Folha de São Paulo online, 26 out. 2004.

ALVES, Rubem. A complicada arte de ver. Folha de São Paulo online, 26 out. 2004. Sinapse

BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. São Paulo: Loyola, 2005.

DINIZ, Débora; LIONÇO, Tatiana; CARRIÃO, Vanessa. Laicidade e Ensino Religioso no Brasil. Brasília: Letras Livres/Editora da UNB/Unesco, 2010.

GRESCHAT, Hans-Jürgen. O que é ciência da Religião. trad. Frank Usarski. São Paulo: Paulinas, 2005.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo KLUCK, Claudia Regina Condello Cândido de Oliveira. História do Livro Didático do Ensino Religioso brasileiro. In: X Congresso Brasileiro de História da Educação, v.10, n. 10, p. 1-10, 2014.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

PAIVA, Eduardo França. História e Imagens. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PASSOS, João Décio. Ensino religioso: construção de uma proposta. Col. Temas do Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas 2007.

PASTRO , Cláudio. Arte Sacra, o espaço sagrado hoje. Sao Paulo, Loyola, 1993.

PASTRO , Cláudio e TAVARES, André. Iconografia como expressão da fé In: MARIANI, Ceci Baptista & VILHENA, Maria Angela (Orgs.). Teologia e arte: expressões de transcendência, caminhos de renovação . São Paulo: Paulinas ; 2011, p. 39-49

SARTORELLI, Cesar Augusto. Artes Religiosas In. USARSKI; Frank e PASSOS, João Décio (org.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas/Paulus, 2013. (p. 557-569)

SILVEIRA, Valeska Freman B. F. . Entre a teoria e a prática: limites da aplicação da Ciência da Religião na produção dos livros didáticos de Ensino religioso no Fundamental I (Dissertação em Ciência da Religião ), PUC-SP, São Paulo, 2016.

SOARES, Afonso M.L. Religião e Educação. Da Ciência da Religião ao Ensino Religioso. Col. Temas do Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas, 2010.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Silveira, V. F. (2018). ENSINO RELIGIOSO E ICONOGRAFIA. Revista Relegens Thréskeia, 7(1), 150–164. https://doi.org/10.5380/rt.v7i1.62425

Edição

Seção

Artigos