ENSINO RELIGIOSO E ICONOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v7i1.62425Palavras-chave:
Ciência da Religião, ensino religioso, iconografia.Resumo
Este artigo procura apresentar algumas reflexões a respeito da importância da transposição didática da Ciência da Religião para o Ensino Religioso no que se refere especificamente à análise iconográfica. Partindo dos pressupostos teóricos e metodológicos da Ciência da Religião, propomos uma análise cuidadosa da iconografia nos cursos de Ensino Religioso. Nosso objetivo é apresentar aos professores dessa disciplina esta aproximação teórico metodológica com a Ciência da Religião como possibilidade de desenvolver uma prática educativa que viabilize o aluno a compreender a imagem (texto) não como mera ilustração, mas como fonte histórica de grande relevância para a compreensão do estudo das religiões.
Referências
ALVES, Rubem. A complicada arte de ver. Folha de São Paulo online, 26 out. 2004.
ALVES, Rubem. A complicada arte de ver. Folha de São Paulo online, 26 out. 2004. Sinapse
BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. São Paulo: Loyola, 2005.
DINIZ, Débora; LIONÇO, Tatiana; CARRIÃO, Vanessa. Laicidade e Ensino Religioso no Brasil. Brasília: Letras Livres/Editora da UNB/Unesco, 2010.
GRESCHAT, Hans-Jürgen. O que é ciência da Religião. trad. Frank Usarski. São Paulo: Paulinas, 2005.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo KLUCK, Claudia Regina Condello Cândido de Oliveira. História do Livro Didático do Ensino Religioso brasileiro. In: X Congresso Brasileiro de História da Educação, v.10, n. 10, p. 1-10, 2014.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
PAIVA, Eduardo França. História e Imagens. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
PASSOS, João Décio. Ensino religioso: construção de uma proposta. Col. Temas do Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas 2007.
PASTRO , Cláudio. Arte Sacra, o espaço sagrado hoje. Sao Paulo, Loyola, 1993.
PASTRO , Cláudio e TAVARES, André. Iconografia como expressão da fé In: MARIANI, Ceci Baptista & VILHENA, Maria Angela (Orgs.). Teologia e arte: expressões de transcendência, caminhos de renovação . São Paulo: Paulinas ; 2011, p. 39-49
SARTORELLI, Cesar Augusto. Artes Religiosas In. USARSKI; Frank e PASSOS, João Décio (org.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas/Paulus, 2013. (p. 557-569)
SILVEIRA, Valeska Freman B. F. . Entre a teoria e a prática: limites da aplicação da Ciência da Religião na produção dos livros didáticos de Ensino religioso no Fundamental I (Dissertação em Ciência da Religião ), PUC-SP, São Paulo, 2016.
SOARES, Afonso M.L. Religião e Educação. Da Ciência da Religião ao Ensino Religioso. Col. Temas do Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
