Open Journal Systems

LEITURAS EDIFICANTES PARA RELIGIOSAS NA DÉCADA DE 1990

Nadia Maria Guariza, Samuel Cardoso

Resumo


A proposta deste artigo é discutir com as leituras religiosas, especificamente as biografias, agiram como estratégia de recrutamento de religiosas para a Igreja Católica, bem como, uma forma pedagógica para a formação das noviças e de religiosas nos conventos. O livro analisado é “O mistério das Clausuras” de Afonso de Santa Cruz (1995), nesta obra o autor seleciona cartas que havia solicitado às religiosas de todo o Brasil, pedindo que ressaltassem o motivo de sua entrada na vida religiosa. Compreendemos as cartas das religiosas como a escrita de si, ou seja, ao escrever sobre si as religiosas pretendia divulgar uma imagem de si própria e da vida religiosa. Além disso, analisamos os relatos a partir da perspectiva de gênero, isto é, compreendemos que a representação em torno da vida religiosa feminina está ancorada nos papéis que estas mulheres podem assumir na instituição, em contraposição aos papéis que os homens assumem. Para tanto, empregamos como referencial teórico os seguintes autores: Bourdieu, Scott, Certeau, Durkheim, Eliade.


Palavras-chave


Catolicismo; gênero; biografias

Texto completo:

PDF

Referências


ALGRANTI, Leila Mezan. Honradas e devotas: mulheres da colônia. Condição feminina nos conventos e recolhimentos do Sudeste do Brasil, 1750-1822. Rio de Janeiro, José Olympio e Brasília, Edunb, 1993.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da história oral. 8ª ed., Rio de Janeiro, FGV, 2006.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CHARTIER, Roger. A história cultural: Entre práticas e representações. Tradução: GALHARDO, Maria Manuela. 2ª ed., Difel, Rio de Janeiro, 2002.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Revista Estudos Avançados. V. 11, n.5, São Paulo: USP, 1991.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução: MENEZES, Maria de Lurdes. 2ª ed., Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2006.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. Tradução: NEVES, Paulo. 1ª ed., São Paulo, Martins Fontes, 1996.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: A essência das religiões. Tradução Fernandes, Rogério. 1ª ed., São Paulo, Martins Fontes, 1992.

GUARIZA, Nadia Maria. A história de religiosas brasileiras: Entre biografias e hagiografias. Diálogos (Maringá online), v.19, n.3, p.1253-1281, Set.- Dez/2015.

MANOEL, Ivan. Igreja e educação feminina (1859-1919): uma face do conservadorismo. São Paulo: UNESP, 1996.

NUNES, Maria José Rosado. Freiras no Brasil. In: PRIORI, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 16, n.2, p. 5-22. jul-dez, 1990.

Fontes

CRUZ, Afonso de Santa. O mistério das clausuras. Edições Rosário, 1ª e 2ª ed., Curitiba, 1995.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v7i1.59988