O MITO DA SECULARIZAÇÃO E A REPRODUÇÃO DA MORAL RELIGIOSA NO BRASIL: UM DESAFIO PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v5i2.49691

Palavras-chave:

Religião, moral, escolas.

Resumo

Este trabalho tem como propósitos conhecer quais os pertencimentos religiosos de estudantes do ensino médio vinculados a duas escolas públicas situadas em Londrina-PR e refletir sobre quais são as percepções destes sujeitos acerca das uniões homoafetivas e a presença dos símbolos religiosos no ambiente escolar. Para tanto, nosso caminho metodológico foi o desenvolvimento, aplicação e análise de questionários. Constatamos a predominância de alunos cristãos, contrários a formação de casais do mesmo sexo e, majoritariamente favoráveis ou indiferentes a existência dos objetos religiosos nas instituições escolares. Com isto, vislumbramos a reprodução das formas religiosas de interpretar o mundo e dos valores religiosos para a organização da vida privada e social.

Biografia do Autor

Ileizi Luciana Fiorelli Silva, Universidade Estadual de Londrina

É Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1991), mestrado em Educação pela FE-USP (1998) e doutorado em Sociologia pela FFLCH-USP (2006). É docente do Programa de Pós-graduação de Sociologia (Mestrado e Doutorado), do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Associada UEL), da Especialização em Ensino de Sociologia e da graduação em Ciências Sociais da UEL. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - LENPES - Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia da UEL. Coordenadora do Observatório da Educação (CAPES - Ciências Sociais da UEL). Foi co-coordenadora do GT Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia -SBS, de 2013 a 2017. Coordenadora do Comitê de Ensino (Educação Básica) da Sociedade Brasileira de Sociologia-SBS (2015-2017/ 2017-2019).Tem experiência na área de sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de sociologia, educação, política e currículos, a sociologia no ensino médio. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/4575417876701950. Acessado em 20/01/2021)


Franciele Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Cursou mestrado em Ciências Sociais também na UEL. Atualmente, é graduanda em Jornalismo na mesma Universidade. É tutora na área de Ciências Humanas e Licenciaturas na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Também desenvolve estágio curricular obrigatório não remunerado na Rádio UEL FM e é redatora colaboradora da editoria de Jornalismo Literário no Laboratório Dicas Jornalismo. É participante do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES); Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR): sedimentações e transformações no campo religioso (2018-2021) e do projeto de extensão: Plataformas digitais: a produção comunitária de novas narrativas alternativas ao discurso hegemônico como dispositivo de produção de novos sentidos, ambos vinculados a UEL. É uma das criadoras do O que elas pensam? um podcast sobre política produzido a partir de perspectiva de duas mulheres. Tem desenvolvido pesquisas sobre os seguintes temas: formação de professores; juventudes; ensino de Sociologia nas escolas; disciplina de Ensino Religioso; relações entre religiões e política no Brasil; comunicação popular e comunitária. Possui experiência como docente de Sociologia na educação básica e ensino superior. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/3895057686393132. Acessado em 20/01/2021)

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Publicado

2016-12-11

Como Citar

Fiorelli Silva, I. L., & Rodrigues, F. (2016). O MITO DA SECULARIZAÇÃO E A REPRODUÇÃO DA MORAL RELIGIOSA NO BRASIL: UM DESAFIO PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS?. Revista Relegens Thréskeia, 5(2), 18–41. https://doi.org/10.5380/rt.v5i2.49691

Edição

Seção

Seção Temática