Open Journal Systems

A JUVENTUDE CARÍSMÁTICA DE LONDRINA: MEIOS DE APROXIMAÇÃO COM O MOVIMENTO

Douglas Alexandre Boschini, Claudia Neves da Silva

Resumo


O presente artigo tem por objetivo discutir as relações entre a Renovação Carismática Católica e a juventude participante dos grupos de oração na cidade de Londrina – PR. Desde sua origem, a RCC demostrou interesse na juventude, suas ações e atividades costumam em geral ser desenvolvidas de modo a agradar e consequentemente agregar os jovens católicos. A Renovação Carismática Católica trouxe consigo maiores possibilidades e espaços para a atuação dos fiéis, proporcionando a eles uma sensação de maior participação e poder de ação, deixando de exigir somente a crença e a obediência como ocorria/ocorre nos ritos tradicionais das missas católicas, mas utilizando de maneiras diferentes a capacidade de interação de seus fiéis. Para compreender o caminho pelo qual a juventude se junta a este movimento foram realizadas entrevistas com jovens integrantes do movimento carismático de Londrina, já que este se tornou um importante fator de agregação da juventude, que permitiu a busca por uma identidade que possa defini-los ao mesmo tempo em que possa ser compartilhada.


Palavras-chave


Renovação Carismática Católica; juventude; identidade.

Texto completo:

PDF

Referências


BENEDETTI, Luiz Roberto. Entre a crença coletiva e a experiência individual: renascimento da religião. In.: ANJOS, Márcio Fabri dos. Sob o fogo do espírito. São Paulo, Paulinas, 1998.

___________. Templo, Praça, Coração, Tese doutorado, São Paulo, USP, 1998.

BITTENCOUR FILHO, José. Matriz Religiosa Brasileira: religiosidade e mudança social. Petrópolis, RJ: Vozes: Petrópolis; Rio de Janeiro: KOINONIA, 2003.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BITTENCOUR FILHO, José. Matriz Religiosa Brasileira: religiosidade e mudança social. Petrópolis, RJ: Vozes: Petrópolis; Rio de Janeiro: KOINONIA, 2003.

BRASIL 2013. Estatuto da Juventude. Ministério da Justiça, Brasília.

CARRANZA, Brenda. Renovação carismática católica: origens, mudanças e tendências. Aparecida: Editora Santuário, 2000.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das Tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. RJ: Forense Universitária, 1987.

MARIZ, Cecília Loretto. A Renovação Carismática Católica No Brasil: uma revisão da bibliografia. In.: RODRIGUES, Donizete (org.). Em Nome de Deus: a religião na sociedade contemporânea. Porto: Edições Afrontamento, 2004, PP. 169-183.

NOVAES, Regina. Os jovens de hoje: contextos, diferenças e trajetórias. In: ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de, EUGENIO, Fernanda (orgs.), Culturas Jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006, p.105-120.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Bye Bye, Brasil – O Declínio das Religiões Tradicionais no Censo 2000, in Estudos Avançados, v. 18, n. 52, 2004.

PIERUCCI, Antonio Flávio e PRANDI, Reginaldo. A realidade social das religiões no Brasil. São Paulo, Hucitec, 1996.

PRANDI, Reginaldo. Um sopro do espírito. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp, 1998.

SOFIATI, Flávio Munhoz. Religião e Juventude: os novos carismáticos. Aparecida, Idéias & Letras, São Paulo, Fapesp, 2011.

___________. A Juventude no Brasil: história e organização. Passages de Paris (APEB-Fr), v. 2008, p. 1-14, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v5i2.49687