HERMENÉUTICA ANALÓGICA COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A INTERPRETAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v5i1.47129Palavras-chave:
Hermenêutica Analógica, religião, política, metodologia, experiências,Resumo
Como parte do projeto de pesquisa "O Ensino Religioso Escolar como espaço de formação política", é apresentada a adaptação de algumas diretrizes da Hermenêutica Analógica, propostas por Mauricio Beuchot. A opção por essa corrente hermenêutica passa pelo reconhecimento de que o objetivo do projeto pressupõe as experiências dos professores como mediação, e isso implica um exercício de interpretação e elaboração de novos sentidos. Duas partes compõem o artigo: A primeira apresenta a abordagem teórica dos principais pressupostos da hermenêutica analógica; São levantados elementos históricos da hermenêutica em geral, uma abordagem ao conceito de analogia e suas implicações para a interpretação e, por fim, a relevância desta abordagem para a abordagem do projeto. Em segundo lugar, são expostas suas possibilidades metodológicas gerais, as opções particulares, incluindo algumas considerações sobre as experiências dos professores como um texto suscetível de interpretação analógica, e aspectos relacionados às técnicas e à composição da amostra e, por fim, como essas opções foram expostas traduzido em fases de pesquisa e um projeto específico.
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