HERMENÉUTICA ANALÓGICA COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A INTERPRETAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS

Autores

  • David Vides Universidade de La Salle

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v5i1.47129

Palavras-chave:

Hermenêutica Analógica, religião, política, metodologia, experiências,

Resumo

Como parte do projeto de pesquisa "O Ensino Religioso Escolar como espaço de formação política", é apresentada a adaptação de algumas diretrizes da Hermenêutica Analógica, propostas por Mauricio Beuchot. A opção por essa corrente hermenêutica passa pelo reconhecimento de que o objetivo do projeto pressupõe as experiências dos professores como mediação, e isso implica um exercício de interpretação e elaboração de novos sentidos. Duas partes compõem o artigo: A primeira apresenta a abordagem teórica dos principais pressupostos da hermenêutica analógica; São levantados elementos históricos da hermenêutica em geral, uma abordagem ao conceito de analogia e suas implicações para a interpretação e, por fim, a relevância desta abordagem para a abordagem do projeto. Em segundo lugar, são expostas suas possibilidades metodológicas gerais, as opções particulares, incluindo algumas considerações sobre as experiências dos professores como um texto suscetível de interpretação analógica, e aspectos relacionados às técnicas e à composição da amostra e, por fim, como essas opções foram expostas traduzido em fases de pesquisa e um projeto específico.

Biografia do Autor

David Vides, Universidade de La Salle

Possui graduação em Licenciatura en Educación especialidad Estudios Religiosos pela Universidad de La Salle(2004), mestrado em Maestría en Filosofía Latinoamericana pela Universidad Santo Tomas(2008) e doutorado em Doctorado en Educación y Sociedad pela Universidad de La Salle(2016). Atualmente é Docente da Secretaría de Educación Distrital de Bogotá. Tem experiência na área de Educação. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/2478449857139203. Acessado em 19/01/2021)

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Publicado

2016-06-13

Como Citar

Vides, D. (2016). HERMENÉUTICA ANALÓGICA COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A INTERPRETAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS. Revista Relegens Thréskeia, 5(1), 192–215. https://doi.org/10.5380/rt.v5i1.47129

Edição

Seção

Artigos