APRENDIZAGENS COMUNITÁRIAS AFRICANAS DE LONGA DURAÇÃO E EM LARGA ESCALA SEGUNDO A EXPANSÃO BANTA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v5i1.45660Palavras-chave:
Banto, aprendizagem, África Subsaariana, mobilidade social, Antropologia da Educação.Resumo
Nesta pesquisa foi utilizada a expansão banta na África subsaariana para investigar os processos de aprendizagem das comunidades bantas, que nesta pesquisa responderá pelos processos de difusão e assimilação de novas aprendizagens sociais. Por uma perspectiva da Antropologia da Educação, baseados em Fredrik Barth sobre fronteiras culturais e identidade étnica foram focalizadas as aprendizagens que compuseram essa difusão linguística durante um longo período histórico e em larga escala entre comunidades identificadas como bantas. As línguas proto-banto começaram a ser difundidas a partir de Camarões, por volta de 4000 AP, e modelaram a identidade das comunidades mediante constelações de aprendizagem. Observou-se que as práticas cotidianas, a posição social periférica dos atores e atrizes e interesses comerciais e políticos além de diferentes direcionamentos e momentos dessa difusão linguística perpetuaram práticas culturais similares de longa distância e em larga escala. Com efeito, determinados comportamentos sociais criaram e recriaram sentidos em torno das identidades comunitárias por meio de uma educação escondida: a produção e o uso de cerâmicas, a incorporação de elementos arábico-islâmicos e do sistema numérico suaíli em esquemas simbólicos do interior da África e a mulher como fator agregador de aprendizagens.
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