A EDUCAÇÃO PARA O DIÁLOGO NA PLURALIDADE RELIGIOSA NAS ESCOLAS CONFESSIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v3i1.38042Palavras-chave:
Escola Católica, Diálogo, Diversidade.Resumo
O artigo discute o papel da Escola Católica na formação para o diálogo na pluralidade. Parte, sobretudo, de um dos últimos textos da Congregação para Educação católica: Educare al dialogo interculturale nella Scuola Cattolica - Vivere insieme per una civiltà dell’amore. Neste se levanta as vantagens e os perigos da multicultura, a questão dos fundamentalismos e intolerâncias, os diferentes posicionamentos frente à diversidade e a responsabilidade das instituições educativas em educar para a tolerância e a boa convivência. A tarefa de formar para o diálogo e a aceitação do diferente toca à Escola Católica justamente por sua referência aos ensinamentos de Jesus Cristo e pelo seu compromisso social, visto que educar para a boa convivência é uma urgência na sociedade atual.
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