A EDUCAÇÃO PARA O DIÁLOGO NA PLURALIDADE RELIGIOSA NAS ESCOLAS CONFESSIONAIS

Autores

  • Valéria Andrade Leal Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v3i1.38042

Palavras-chave:

Escola Católica, Diálogo, Diversidade.

Resumo

O artigo discute o papel da Escola Católica na formação para o diálogo na pluralidade. Parte, sobretudo, de um dos últimos textos da Congregação para Educação católica: Educare al dialogo interculturale nella Scuola Cattolica - Vivere insieme per una civiltà dell’amore. Neste se levanta as vantagens e os perigos da multicultura, a questão dos fundamentalismos e intolerâncias, os diferentes posicionamentos frente à diversidade e a responsabilidade das instituições educativas em educar para a tolerância e a boa convivência. A tarefa de formar para o diálogo e a aceitação do diferente toca à Escola Católica justamente por sua referência aos ensinamentos de Jesus Cristo e pelo seu compromisso social, visto que educar para a boa convivência é uma urgência na sociedade atual.

Biografia do Autor

Valéria Andrade Leal, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Filosofia da Educação pela UFPR. Graduada em Pedagogia. Atualmente é assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Foi Gestora de Pastoral Escolar no SAGRADO - Rede de Educação, nos estados da região sul do Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola católica, animação bíblica, pastoral escolar, formação bíblica e juventude.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/8391506665736568. Acesso em 28/01/2021

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Como Citar

Andrade Leal, V. (2014). A EDUCAÇÃO PARA O DIÁLOGO NA PLURALIDADE RELIGIOSA NAS ESCOLAS CONFESSIONAIS. Revista Relegens Thréskeia, 3(1), 191–203. https://doi.org/10.5380/rt.v3i1.38042

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Artigos