Educação e Religião
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v2i1.32678Palavras-chave:
Educação, Religião, Ensino Religioso.Resumo
Nesta explanação, buscamos colocar em pauta um cenário de educação e de religião, entendendo-os como espaço sociocultural significativo e determinante para o processo de constituir o humano e de este produzir história e desenvolver cultura. Educar abrange a complexidade do indivíduo e das sociedades. Por isso que também é necessário conceber conhecimentos que busquem entender as religiões elaboradas, e inerentes ao ser humano, e perceber como estas desencadeiam, no interior da história humana, atribuições de sentidos e significados para o existir, ao mesmo tempo em que referendam as ações políticas, éticas, econômicas e morais que se colocam para as pessoas e grupos. O que buscamos é uma compreensão e leitura que abrangem o aspecto da educação e da religião, sabendo-os patrimônio sociocultural humano construído, o que também justifica o trabalho com o componente curricular Ensino Religioso escolar. É necessário, para isto, desencadear uma reflexão que compreenda a educação como processo formativo, que contempla de forma crítica o desenvolvimento do indivíduo e do cidadão, e que promove e instaura a tolerância com o diferente, o respeito à diversidade e a responsabilidade social para com o outro e com a realidade vivida
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