Educação e Religião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v2i1.32678

Palavras-chave:

Educação, Religião, Ensino Religioso.

Resumo

Nesta explanação, buscamos colocar em pauta um cenário de educação e de religião, entendendo-os como espaço sociocultural significativo e determinante para o processo de constituir o humano e de este produzir história e desenvolver cultura. Educar abrange a complexidade do indivíduo e das sociedades. Por isso que também é necessário conceber conhecimentos que busquem entender as religiões elaboradas, e inerentes ao ser humano, e perceber como estas desencadeiam, no interior da história humana, atribuições de sentidos e significados para o existir, ao mesmo tempo em que referendam as ações políticas, éticas, econômicas e morais que se colocam para as pessoas e grupos. O que buscamos é uma compreensão e leitura que abrangem o aspecto da educação e da religião, sabendo-os patrimônio sociocultural humano construído, o que também justifica o trabalho com o componente curricular Ensino Religioso escolar. É necessário, para isto, desencadear uma reflexão que compreenda a educação como processo formativo, que contempla de forma crítica o desenvolvimento do indivíduo e do cidadão, e que promove e instaura a tolerância com o diferente, o respeito à diversidade e a responsabilidade social para com o outro e com a realidade vivida

Biografia do Autor

Sonia Itoz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Educação (1993), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; graduação em Filosofia (1990), Faculdades Associadas do Ipiranga ? FAI; e graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assumpção (1990). Membro e pesquisadora do do Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER). Assessora, palestrante, escritora e autora de artigos e de livros didáticos de Ensino Religioso e Pastoral Escolar. Coordenadora do Departamento de Estudos Filosóficos, Sociológicos e Ensino Religioso e de Pastoral Escolar do Colégio Emilie de Villeneuve/SP. Recentemente é autora e publicou coleção de Ensino Religioso do Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série) da Rede Salesiana de Escolas ? RSE, pela EDEBE; e coleção de Ensino Religioso - Editora PIÁ/Curitiba, do Fundamental I (1º ao 5º ano). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Ensino Religioso e Pastoral Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo e ensino religioso; currículo e pastoral escolar.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/3284476375506408. Acesso em 25/01/2021

Referências

FARIA, Elaine T. O professor e as novas tecnologias. In: ENRICONE, Délcia (Org.).

Ser Professor, 4ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004 (p. 57-72).

IBGE, Censo demográfico 1940/2000. Até 1991, dados extraídos de: Estatísticas do

Século XX. Rio de Janeiro: IBGE, 2007 no Anuário Estatístico do Brasil 1994. Rio de

Janeiro: IBGE, vol. 54, 1994.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2000 –

Características gerais da população – resultados da amostra. Rio de Janeiro, 2003.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico –

Características gerais da população – resultados da amostra, 2005. Disponível em:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2005/sinte

sepnad2005.pdf

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Amostra

de Domicílios, 2008. Disponível em:

http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=145

&id_pagina=1

IBGE, Censo Demográfico – Características gerais da população – resultados da

amostra, 2009. Disponível em:

http://www.ibge.com.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=14

&id_pagina=1

JAEGER, Werner Wilhelm, 1888-1961. Paidéia: a formação do homem grego. Trad.

Artur M. Parreira, 3ª Ed., São Paulo: Martins Fontes, 1994.

LÈVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da

informática. Tradução Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sébastien. Os Tempos Hipermodernos. 3ª edição.

São Paulo: Barcarolla, 2004.

MARTELLI, Stefano. A religião na sociedade pós-moderna: entre a secularização e

a Dessecularização. Trad. Euclides Martins Balancin, São Paulo: Paulinas, 1995.

MICHALET, Charles-Albert. O que é a mundialização? São Paulo: Loyola, 2003.

MINISTÉRIO DA FAZENDA DA FAZENDA. PNAD: Pesquisa Nacional por Amostra

de Domicílios. Disponível em: Fundação IBGE. Tabulações Especiais da PNAD de

-1999; Fundação Seade.

MINISTÉRIO DA FAZENDA DA FAZENDA. PNAD: Pesquisa Nacional por

Amostra de Domicílios. Disponível em:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2008/

QUEIROZ, José J. Deus e crenças religiosas no discurso filosófico pós-moderno:

Linguagem e religião. Revista de Estudos da Religião, nº 2/2006 pp1-23, INSS

SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo:

EPU, 1986.

___________. Educação, trabalho e cidadania: a educação brasileira e o desafio da

formação humana no atual cenário histórico. In: São Paulo em Perspectiva. Vol.14, nº

, São Paulo: Apr./June 2000. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200010

WEILER, Lara. A educação e a sociedade atual frente às novas tecnologias.

Disponível em:

http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/download/Artigos/L&C_1S_06/LaraL&C2006.pdf

Downloads

Publicado

2013-07-10

Como Citar

Itoz, S. (2013). Educação e Religião. Revista Relegens Thréskeia, 2(1), 116–137. https://doi.org/10.5380/rt.v2i1.32678

Edição

Seção

Artigos