Escolas de fé e fé nas escolas

Autores

  • João Ferreira Santiago Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v2i1.32677

Palavras-chave:

Vida família, Religião, Escola

Resumo

A vida é uma escola, diz a sabedoria popular. Nela já nascemos matriculados e não podemos fugir ou nos negar a participar. Não é a única, mas é a mais importante. Tem, no entanto, muitas outras escolas que lhe auxiliam e lhe complementam, mas três são as mais significativas: a família, a religião e a escola formal. Todas padecem, no entanto, a crise de sentido pela qual passa a sociedade atual. A família é a escola que nos ensina o essencial à vida: amar, ser amado, a perdoar e a dar sentido à vida. Inclusive nela aprendemos a ter uma religião e a partir dela fazemos a matrícula na escola formal, a única obrigatória por força de lei. A religião é a escola que nos ensina a transcender à racionalidade e buscar uma relação mística com o Ser Superior. Diferentemente do que é mostrado hoje pelas diversas religiões, é muito mais que simplesmente ir à Igreja. A escola formal é geralmente a que nos introduz na sociedade e na cultura nas quais vivemos. Apesar de serem escolas complementares, a escola formal vive em constante conflito com a família e com a religião.

Biografia do Autor

João Ferreira Santiago, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Possui graduação de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR - concluído no ano de 2005. Estudou Teologia na PUCPR do ano de 2000 até o ano de 2005. Tendo sido reconhecido como licenciado em Ciências Religiosas no ano de 2002. Ao apresentar monografia de conclusão do curso de Ciências Religiosas com o tema: CATEQUESE. "O projeto de catequese nos documentos da Igreja: Uma leitura pastoral". No ano de 2005 concluiu o curso de Bacharel em Teologia ao apresentar monografia de conclusão com o tema: "Releitura da atual ação social da Igreja, a partir de seus principais documentos". Ambos sob a orientação do Professor Mestre Mário Antonio Betiato. Recebeu o título de Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Curitiba, com o tema, "O Diálogo e a Esperança na Formação e na Ação de Lideranças Para o Ser Mais na Perspectiva de Paulo Freire. Sob a orientação do Prof. DR. Sérgio Rogério de Azevedo Junqueira. Concluiu o curso de Especialização em Assessoria Bíblica - DABAR - pela Escola Superior de Teologia - EST em São Leopoldo -RS em parceria com o Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos - CEBI. O Trabalho de Conclusão da Especialização foi uma pesquisa sobre o livro de Judite, com o tema: "A fé e a coragem de Judite como inspiração e esperança para a libertação das mulheres hoje", sendo orientada pelo Dr. Alessandro Gallazzi, em 31 de Agosto de 2015. É professor-tutor e professor conteudista de Teologia na Faculdade UNINA.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/2749941469680432. Acesso em 25/01/2021

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Publicado

2013-07-10

Como Citar

Santiago, J. F. (2013). Escolas de fé e fé nas escolas. Revista Relegens Thréskeia, 2(1), 94–115. https://doi.org/10.5380/rt.v2i1.32677

Edição

Seção

Artigos