A prática de Ensino Religioso não confessional nas abordagens da Revista Diálogo

Autores

  • Roseane do Socorro Gomes Barbosa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v2i1.32675

Palavras-chave:

Revista Diálogo, Ensino Religioso, Ciências da Religião

Resumo

O Ensino Religioso escolar não é um elemento estranho, pois ele sempre fez parte da educação brasileira, inicialmente como o elemento de religião na escola, e atualmente como o estudo das religiões enquanto manifestações culturais. Partindo do pressuposto que o papel do Ensino Religioso no ambiente escolar tem por objetivo o estuda da religião como uma área de conhecimento, tal como a geografia, a história, a matemática etc., nos propomos a analisar a disciplina nessa perspectiva, e tomamos como referência para a nossa análise as abordagens da Diálogo - Revista de Ensino Religioso. O nosso objetivo neste artigo é demonstrar que a prática de Ensino Religioso não confessional é possível desde que ela esteja alicerçada em uma área de conhecimento que conceda ao Ensino Religioso um referencial teórico e epistemológico adequados. Desse modo, a área que melhor responde a essa finalidade são as Ciências da Religião, justamente pelo fato de ter a religião, em suas deferentes perspectivas, como o principal objeto de estudo. Nesse sentido é interessante ressaltar que no âmbito escolar a religião é um dado a ser conhecido que não pressupõe a fé, pois do contrário é proselitismo.

Biografia do Autor

Roseane do Socorro Gomes Barbosa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011-2013). Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005-2009). Tem experiência na área de Teologia, Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Diálogo inter-religioso, Ecumenismo, Ensino Religioso, Pluralismo e diversidade religiosa na Educação.

 Fonte: http://lattes.cnpq.br/5853599043151699. Acesso em 25/01/2021

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Publicado

2013-07-10

Como Citar

Barbosa, R. do S. G. (2013). A prática de Ensino Religioso não confessional nas abordagens da Revista Diálogo. Revista Relegens Thréskeia, 2(1), 71–85. https://doi.org/10.5380/rt.v2i1.32675

Edição

Seção

Artigos