O currículo do Ensino Religioso e as matrizes culturais do povo brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v2i1.32674

Palavras-chave:

Currículo de Ensino Religioso, Políticas Públicas, Formação de Professores

Resumo

O povo brasileiro está marcado pelo substrato das mais diferentes matrizes culturais e no currículo escolar estas matrizes necessitam estar contempladas, pois, a riqueza da cultura brasileira acompanha as populações em todos os seus movimentos. Para tanto, são necessárias efetivas políticas públicas de formação de professores, visto que a escola é uma instituição do saber que reproduz e recria significados culturais. Este estudo adota a metodologia da pesquisa histórico-bibliográfica e documental. Parte da problemática - como e quando na formação de professores de Ensino Religioso (ER) e na proposta curricular deste componente, surge a preocupação e reflexão com o tema Matrizes Culturais do povo brasileiro e o currículo de Ensino Religioso? Tem como objetivo aprofundar reflexão sobre diferentes matrizes culturais do povo brasileiro e o currículo de Ensino Religioso. A reflexão está respaldada em teóricos que dão suporte ao tema culturas e, em documentos e Relatórios de Encontros Nacionais de Ensino Religioso (ENERs); nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério da Educação e Cultura e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER). Os resultados apontam que a preocupação com as diferentes culturas está presente no ER a partir de década de 70, do século passado. No entanto, no currículo de ER, o tema sobre “diferentes matrizes culturais religiosas do povo brasileiro”, toma corpo, a partir do 7º ENER, 1988, e mais sensivelmente, a partir 1997, com os debates do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso, nos Cursos de formação de professores e, principalmente, na elaboração dos PCNER, ao definir um dos eixos dos conteúdos “Culturas e Tradições Religiosas”. Esta reflexão, poderá contribuir com a formação de professores para este componente curricular, bem como, para o respeito à liberdade religiosa e o exercício da cidadania.

Biografia do Autor

Lurdes Caron, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Vale do Itajaí (1975), mestrado em Teologia Prática - Educação Cristã pela Escola Superior de Teologia Instituto Ecumênico de Pós Graduação (1995) e Doutorado em Educação: Currículo - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), Pós-Doutoral em Educação e Religião pela PUCPR em 2016. É associada do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - FONAPER. Foi Assessora de Ensino Religioso e Educação da CNBB - Brasília - DF e Fez parte do Grupo de Assessoria e Pesquisa, do Setor de Ensino Religioso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB - (GRAPER/CNBB). Associada da Associação Catarinense de Professores de Santa Catarina. Foi docente pesquisadora do Mestrado Acadêmico em Educação - da Universidade do Planalto Catarinense, foi professora titular e, professora na graduação, pós-graduação, mestrado da Universidade do Planalto Catarinense. Faz parte da Comissão Institucional de Acessibilidade - CIA da UNIPLAC. Tem experiência na área de educação e gestão, com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino religioso, metodologia e história do ensino religioso, educação especial, currículo, legislação, gestão, pesquisa e prática pedagógica e metodologia de pesquisa. Participante do Grupo de Pesquisa: Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Políticas Públicas. Linha 1 - Políticas e Processos Formativos em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POLÍTICAS CURRICULARES E PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA A CULTURA DA PAZ NA EDUCAÇÃO ? FORPAZ. Autora de vários livros sobre Formação de Professores de Ensino Religioso, Educação Especial e Políticas e Práticas de Avaliação.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/1264102406546984. Acesso em 25/01/2021

Referências

AZZI, Riolando. A formação histórica da matriz religiosa brasileira. In: Diálogo:

Revista de Ensino Religioso, nº 02. A matriz cultural religiosa brasileira. São Paulo:

Paulinas, maio de 1996, p. 05 –10.

BRASIL. MEC. LDB 9.394/96. Belo Horizonte/MG: SEGRAC, 1997.

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros

Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros nacionais. Brasília/DF:

MEC/SEF, 1997.

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros

Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília/DF:

MEC/SEF, 1997.

CARON, Lurdes. Entre Conquistas e Concessões: uma experiência em educação

religiosa escolar. São Leopoldo: Sinodal: IEPG, 1997a.

CARON, Lurdes (org.) e equipe do GRERE. O ensino religioso na nova LDB:

histórico, exigências, documentário. 2ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997b.

CELAM. Documento de Aparecida: Texto conclusivo da V Conferência Geral do

Episcopado Latino-Americano e Caribe 13-31 de maio de 2007.

CNBB: Brasília.

Paulus: São Paulo. Paulinas: São Paulo. 2007.

CNBB. Relatórios dos Encontros Nacionais do Ensino Religioso 1974 a 1998. Org.

por CARON, Lurdes. Brasília/DF: Setor de Ensino Religioso, 2001.

DUSSEL, Henrique. El humanismo helénico. Buenos Aires: Editorial Universitária de

Buenos Aires, p. IX-XXVII, 1975.

FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. São Paulo/SP:

Ave Maria, 1997.

FONAPER. Ensino Religioso capacitação para um novo milênio. Ensino Religioso e os

seus Parâmetros Curriculares Nacionais. FONAPER: Curitiba. Caderno Pedagógico,

, 2000.

FONAPER. Ensino Religioso capacitação para um novo milênio. Ensino Religioso na

diversidade cultural-religiosa do Brasil. FONAPER: Curitiba. Caderno Pedagógico,

, 2000.

FONAPER. Ensino Religioso capacitação para um novo milênio. Ensino Religioso nas

tradições religiosas de matriz africana. FONAPER: Curitiba. Caderno Pedagógico, 7,

FONAPER. Ensino Religioso capacitação para um novo milênio. Ensino Religioso e o

fenômeno religioso nas tradições religiosas de matriz indígena. FONAPER:

Curitiba. Caderno Pedagógico, 5, 2000.

FONAPER. Ensino Religioso capacitação para um novo milênio. Ensino Religioso nas

tradições religiosas de matriz ocidental. FONAPER: Curitiba. Caderno Pedagógico,

, 2000.

FONAPER. Ensino Religioso capacitação para um novo milênio. Ensino Religioso nas

tradições religiosas de matriz oriental. FONAPER: Curitiba. Caderno Pedagógico, 8,

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa.

Ed.22, São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1889.

JUNQUEIRA, Sérgio. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil.

Petrópolis: Vozes, 2002.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional e também, Currículo e

cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 2003.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São

Paulo: Cortez, 1991.d

Downloads

Publicado

2013-07-10

Como Citar

Caron, L. (2013). O currículo do Ensino Religioso e as matrizes culturais do povo brasileiro. Revista Relegens Thréskeia, 2(1), 52–70. https://doi.org/10.5380/rt.v2i1.32674

Edição

Seção

Artigos