Open Journal Systems

O currículo do Ensino Religioso e as matrizes culturais do povo brasileiro

Lurdes Caron

Resumo


O povo brasileiro está marcado pelo substrato das mais diferentes matrizes culturais e no currículo escolar estas matrizes necessitam estar contempladas, pois, a riqueza da cultura brasileira acompanha as populações em todos os seus movimentos. Para tanto, são necessárias efetivas políticas públicas de formação de professores, visto que a escola é uma instituição do saber que reproduz e recria significados culturais. Este estudo adota a metodologia da pesquisa histórico-bibliográfica e documental. Parte da problemática - como e quando na formação de professores de Ensino Religioso (ER) e na proposta curricular deste componente, surge a preocupação e reflexão com o tema Matrizes Culturais do povo brasileiro e o currículo de Ensino Religioso? Tem como objetivo aprofundar reflexão sobre diferentes matrizes culturais do povo brasileiro e o currículo de Ensino Religioso. A reflexão está respaldada em teóricos que dão suporte ao tema culturas e, em documentos e Relatórios de Encontros Nacionais de Ensino Religioso (ENERs); nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério da Educação e Cultura e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER). Os resultados apontam que a preocupação com as diferentes culturas está presente no ER a partir de década de 70, do século passado. No entanto, no currículo de ER, o tema sobre “diferentes matrizes culturais religiosas do povo brasileiro”, toma corpo, a partir do 7º ENER, 1988, e mais sensivelmente, a partir 1997, com os debates do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso, nos Cursos de formação de professores e, principalmente, na elaboração dos PCNER, ao definir um dos eixos dos conteúdos “Culturas e Tradições Religiosas”. Esta reflexão, poderá contribuir com a formação de professores para este componente curricular, bem como, para o respeito à liberdade religiosa e o exercício da cidadania.

Palavras-chave


Currículo de Ensino Religioso; Políticas Públicas; Formação de Professores

Texto completo:

PDF

Referências


AZZI, Riolando. A formação histórica da matriz religiosa brasileira. In: Diálogo:

Revista de Ensino Religioso, nº 02. A matriz cultural religiosa brasileira. São Paulo:

Paulinas, maio de 1996, p. 05 –10.

BRASIL. MEC. LDB 9.394/96. Belo Horizonte/MG: SEGRAC, 1997.

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros

Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros nacionais. Brasília/DF:

MEC/SEF, 1997.

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros

Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília/DF:

MEC/SEF, 1997.

CARON, Lurdes. Entre Conquistas e Concessões: uma experiência em educação

religiosa escolar. São Leopoldo: Sinodal: IEPG, 1997a.

CARON, Lurdes (org.) e equipe do GRERE. O ensino religioso na nova LDB:

histórico, exigências, documentário. 2ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997b.

CELAM. Documento de Aparecida: Texto conclusivo da V Conferência Geral do

Episcopado Latino-Americano e Caribe 13-31 de maio de 2007.

CNBB: Brasília.

Paulus: São Paulo. Paulinas: São Paulo. 2007.

CNBB. Relatórios dos Encontros Nacionais do Ensino Religioso 1974 a 1998. Org.

por CARON, Lurdes. Brasília/DF: Setor de Ensino Religioso, 2001.

DUSSEL, Henrique. El humanismo helénico. Buenos Aires: Editorial Universitária de

Buenos Aires, p. IX-XXVII, 1975.

FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. São Paulo/SP:

Ave Maria, 1997.

FONAPER. Ensino Religioso capacitação para um novo milênio. Ensino Religioso e os

seus Parâmetros Curriculares Nacionais. FONAPER: Curitiba. Caderno Pedagógico,

, 2000.

FONAPER. Ensino Religioso capacitação para um novo milênio. Ensino Religioso na

diversidade cultural-religiosa do Brasil. FONAPER: Curitiba. Caderno Pedagógico,

, 2000.

FONAPER. Ensino Religioso capacitação para um novo milênio. Ensino Religioso nas

tradições religiosas de matriz africana. FONAPER: Curitiba. Caderno Pedagógico, 7,

FONAPER. Ensino Religioso capacitação para um novo milênio. Ensino Religioso e o

fenômeno religioso nas tradições religiosas de matriz indígena. FONAPER:

Curitiba. Caderno Pedagógico, 5, 2000.

FONAPER. Ensino Religioso capacitação para um novo milênio. Ensino Religioso nas

tradições religiosas de matriz ocidental. FONAPER: Curitiba. Caderno Pedagógico,

, 2000.

FONAPER. Ensino Religioso capacitação para um novo milênio. Ensino Religioso nas

tradições religiosas de matriz oriental. FONAPER: Curitiba. Caderno Pedagógico, 8,

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa.

Ed.22, São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1889.

JUNQUEIRA, Sérgio. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil.

Petrópolis: Vozes, 2002.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional e também, Currículo e

cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 2003.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São

Paulo: Cortez, 1991.d




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v2i1.32674