A Busca por um Lugar do Ensino Religioso na Escola Pública Através da Interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v2i1.32672Palavras-chave:
Interdisciplinar, Escola pública, Ensino ReligiosoResumo
A interdisciplinaridade é uma chave para uma legitimação do Ensino Religioso (ER) na Educação Básica em escolas públicas. É exatamente isso que concluí-se neste paper. O objetivo aqui é propor uma legitimação do ER através de uma metodologia interdisciplinar. A falta de diretrizes para essa disciplina – em âmbito nacional e na maioria dos estados – assim como uma breve observação da sua situação nas escolas demonstra o descaso para com o ER nas escolas públicas no Brasil. Enquanto graduado em Ciências da Religião e professor de ER em Belo Horizonte (MG), o presente pesquisador pretende mostrar, a partir de suas avaliações do primeiro bimestre de 2013, como a interdisciplinaridade é um caminho interessante a um status de legitimidade ao ER. Isso, tanto para o poder público como para a comunidade escolar. As avaliações interdisciplinares são uma expressão de uma interação com conteúdos e com as(os) professoras(es) de outras disciplinas. Essa interação mostrou-se como ferramenta didática e metodológica que proporciona cientificidade ao ER, e, consequentemente, aceitação e sentido para essa disciplina.
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