A Busca por um Lugar do Ensino Religioso na Escola Pública Através da Interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v2i1.32672

Palavras-chave:

Interdisciplinar, Escola pública, Ensino Religioso

Resumo

A interdisciplinaridade é uma chave para uma legitimação do Ensino Religioso (ER) na Educação Básica em escolas públicas. É exatamente isso que concluí-se neste paper. O objetivo aqui é propor uma legitimação do ER através de uma metodologia interdisciplinar. A falta de diretrizes para essa disciplina – em âmbito nacional e na maioria dos estados – assim como uma breve observação da sua situação nas escolas demonstra o descaso para com o ER nas escolas públicas no Brasil. Enquanto graduado em Ciências da Religião e professor de ER em Belo Horizonte (MG), o presente pesquisador pretende mostrar, a partir de suas avaliações do primeiro bimestre de 2013, como a interdisciplinaridade é um caminho interessante a um status de legitimidade ao ER. Isso, tanto para o poder público como para a comunidade escolar. As avaliações interdisciplinares são uma expressão de uma interação com conteúdos e com as(os) professoras(es) de outras disciplinas. Essa interação mostrou-se como ferramenta didática e metodológica que proporciona cientificidade ao ER, e, consequentemente, aceitação e sentido para essa disciplina.

Biografia do Autor

Matheus Oliva da Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Pós-doutorando em Filosofia pela USP com pesquisa sobre a Teoria do Conhecimento do Xunzi. Graduando em Filosofia pela UNINTER e membro da ALAFI - Associação Latino Americana de Filosofia Intercultural. Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, bolsista CAPES (2016-2019). Foi representante discente dos doutorandos no colegiado. Mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP, bolsista CNPq (2013-2015). No mesmo PPG foi membro dos grupos de pesquisa NEO e CERAL entre 2013 e 2018. Graduado em Licenciatura Plena em Ciências da Religião pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2009-2012). Foi representante discente da terceira turma no colegiado. Iniciação Científica pelo Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião (PET-CRe), bolsista do SESU-CAPES (2011-2012) com o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão. Iniciação Científica Voluntária (2010-2011) pela UNIMONTES. Professor de Educação básica, disciplina Ensino Religioso escolar (2012-2017). Professor universitário na Licenciatura Plena à distância em Ciências da Religião pela UNIMONTES / UAB - Universidade Aberta do Brasil (2015). Coordenador e criador do curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade EBRAMEC (2018-2019).

Fonte: http://lattes.cnpq.br/4212444128876658. Acesso em 25/01/2021

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em 26/06/2013.

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Publicado

2013-07-10

Como Citar

Costa, M. O. da. (2013). A Busca por um Lugar do Ensino Religioso na Escola Pública Através da Interdisciplinaridade. Revista Relegens Thréskeia, 2(1), 12–32. https://doi.org/10.5380/rt.v2i1.32672

Edição

Seção

Artigos