A CONCEPÇÃO DE UMA PROPOSTA: O ENSINO RELIGIOSO EM UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA A PARTIR DO ARTIGO 33 DA LDB

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Resumo


A revolução da educação foi uma das maior impacto nos últimos dois séculos. O ensino se generalizou e se tornou obrigatório até idades cada vez mais avançadas em muitos países e se diversificou em seus conteúdos. O próprio conceito de educação pode-se dizer que mudou. Na maioria dos países, esse tema da educação aparece, justamente, como um dos mais desafiantes para o futuro de seu desenvolvimento. Neste contexto é o Ensino Religioso, um componente inserido no currículo das escolas brasileiras como forma de conquista de um espaço para instituições religiosas, que assume um novo perfil formado à formação do cidadão capaz de reler o seu cotidiano em uma perspectiva pluralista para que dele participe ativamente como um cidadão.

Palavras-chave


Educação; História da educação; Ensino Religioso; Componente curricular

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v1i1.31046