A CONCEPÇÃO DE UMA PROPOSTA: O ENSINO RELIGIOSO EM UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA A PARTIR DO ARTIGO 33 DA LDB

Autores

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (Itália); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) ; Universidade Federal do Paraná (UFPR); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) https://orcid.org/0000-0003-2168-1186

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v1i1.31046

Palavras-chave:

Educação, História da educação, Ensino Religioso, Componente curricular

Resumo

A revolução da educação foi uma das maior impacto nos últimos dois séculos. O ensino se generalizou e se tornou obrigatório até idades cada vez mais avançadas em muitos países e se diversificou em seus conteúdos. O próprio conceito de educação pode-se dizer que mudou. Na maioria dos países, esse tema da educação aparece, justamente, como um dos mais desafiantes para o futuro de seu desenvolvimento. Neste contexto é o Ensino Religioso, um componente inserido no currículo das escolas brasileiras como forma de conquista de um espaço para instituições religiosas, que assume um novo perfil formado à formação do cidadão capaz de reler o seu cotidiano em uma perspectiva pluralista para que dele participe ativamente como um cidadão.

Biografia do Autor

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (Itália); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) ; Universidade Federal do Paraná (UFPR); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professor Livre Docente (2012) e Pós-Doutor (2010) em Ciência da Religião pela PUCSP; Pós-Doutorado em Geografia da Religião pela UFPR (Bolsista CAPES - 2018); Pós- Doutorado em Ciências da Religião pela UEPA (Bolsista CAPES - 2019), Professor Titular da PUCPR (2008). Doutor (2000) e Mestre (1996) em Ciências da Educação pela Universdiade Pontifícia Salesiana (Roma - Itália). Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Uberaba (1990) Bacharel em Ciências Religiosas pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas (1987). Pesquisador Colaborar do LEER da UEL, é Consultor e Orientador em Educação e Religião; Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER).Atuou na Educação Básica na Rede de Escolas Maristas (1984-2000) como professor e gestor. No Ensino Superior atuou na Universidade Católica de Brasília (1997-1999) como Pró-Reitor Comunitário e de Extensão; na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000-2016) como professor e gestor; no Centro Universitário Internacional UNINTER (2008-2012) como professor e gestor na modalidade EAD. Experiência como professor universitário nos seguintes cursos de graduação de Educação, Turismo e Teologia. Na especialização atuou nas modalidades presenciais e a distância na área de Ensino Religioso. Enquanto no Strictu Sensu nos Programas de Educação e Teologia (Mestrado e Doutorado); Supervisor de Pós-Doutorado. Professor visitante do Programa de Doutoramento em Educação e Sociedade (Cultura de Linha, Fé e Valor de Formação) na Universidade La Salle de Bogotá e Investigador da Universidade Lusófona de Lisboa (Portugal). Colaborou na editoria da Revista Educação e Movimento (AECPR) Diálogo Educacional (PUCPR), Pistis & Praxis: Teologia Pastoral (PUCPR), Diálogo (Paulinas) e da equipe editorial da Revista Relegens Threskéia: Estudos e pesquisas sobre religião (UFPR / UEPA) e da Revista de Educação (ANEC). Bolsista Produtividade da Fundação Araucária de Apoio a Pesquisa do Paraná e Bolsista Universal da CAPES. Na área de Comunicação atuou como Superintendente da Lumen Comunicação (2002-2003), Superintendente da Fundação Rocio (Rádio Clube AM e FM); Diretor e Editor da Editora Champagnat e da Lumen Produção. Coordenação da Comissão de Ética dos Hospitais vinculados à PUCPR. Consultor do Conselho Nacional de Educação e UNESCO para Educação e Religião; Consultor da Secretaria de Estado de Educação do Paraná e Secretaria de Educação Municipal de Curitiba. Vice-Presidente da Associação de Educação Católica (AEC-PR), Consultor para o Conselho Nacional de Educação com bolsa da UNESCO. Autor de livros, artigos e artigos em eventos acadêmicos nas seguintes áreas: educação, formação de professores, educação religiosa (pastoral).

Fonte: http://lattes.cnpq.br/8648726976057922. Acessado em 18/01/2021

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Como Citar

Junqueira, S. R. A. (2012). A CONCEPÇÃO DE UMA PROPOSTA: O ENSINO RELIGIOSO EM UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA A PARTIR DO ARTIGO 33 DA LDB. Revista Relegens Thréskeia, 1(1), 102–129. https://doi.org/10.5380/rt.v1i1.31046

Edição

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Artigos