USO COMBINADO DO MÉTODO DE MONTE CARLO E CRITÉRIOS DE DECISÃO EM CONDIÇÕES DE INCERTEZA
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v7i11.63870Palavras-chave:
Investimento, Incertezas, Método de Monte Carlo, Critérios de Decisão em Condições de IncertezaResumo
Em um mundo onde investir é uma realidade que acompanha a vida das pessoas, a escolha em que se investir tem uma grande importância. No entanto, as incertezas intimamente ligadas às previsões do futuro fazem com que algumas decisões não sejam simples. Este estudo busca amparar o processo de tomada de decisão sobre projetos de investimentos considerando as incertezas inerentes ao processo. Utilizando-se do conceito de VPL, unido ao Método de Monte Carlo para simulação de possíveis cenários futuros, as incertezas podem, então, serem modeladas. E com o auxílio de Critérios de Decisão em Condições de Incerteza clássicos (Maximin, Maximax, Hurwicz, Savage e Laplace) e inovadores (Hurwicz Modificado e Modelo de Amplitude), tais cenários podem ser avaliados, mesmo sem que sejam atribuídas probabilidades estatísticas de ocorrência a eles, sendo apresentada uma indicação da melhor opção de investimento. Desta forma, a análise de investimentos, com incertezas modeladas e uma resposta direta sendo apresentada ao investidor, mesmo considerando um futuro sem atribuições de probabilidades para seus possíveis cenários, foi satisfatória. Há que se ressaltar ainda, como diferencial, a possibilidade de comparar investimentos com mesmos períodos de duração e/ou durações diferentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.
