Projeto e desenvolvimento de um jogo didático na área de segurança do trabalho para alunos de engenharia e cursos técnicos

Autores

  • Cibelle dos Santos Carlos Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA-RN.
  • Raquel Ferreira de Negreiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA-RN.
  • Maria Aridenise Macena Fontenelle Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA-RN.

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v2i2.38355

Palavras-chave:

Segurança do Trabalho, NR-18, Jogos Didáticos, Trilha Segura

Resumo

O estudo da área de Segurança do Trabalho trouxe, para o ambiente de trabalho, benefícios para as empresas e melhorias no rendimento de seus funcionários. Assim, existem algumas metodologias capazes de auxiliar no processo de conhecimento dessa área. É de total importância que o funcionário comece a aprender e entender os riscos do trabalho no seu período de formação acadêmica. Os jogos didáticos estão inseridos como uma dessas ferramentas que auxiliam na aprendizagem e vem sendo utilizado em sala de aula de diversas universidades com o intuito de ajudar o aluno a fixar o conhecimento de muitas áreas do conhecimento. Dessa maneira, foi feito um estudo para criação de um jogo, chamado Trilha Segura, objetivando mostrar os conceitos de Segurança do trabalho, baseados em conceitos básicos e na NR-18, para os estudantes de cursos de engenharias e técnico. Trata-se de um jogo didático, de perguntas e respostas, que coloca duas equipes concorrentes para avançar numa trilha à medida que forem acertando as perguntas. Para o projeto do produto em questão, foram feitos estudos bibliográficos e pesquisas de mercado, para em seguida ser elaborado o protótipo do jogo.

Downloads

Publicado

2014-10-23

Como Citar

dos Santos Carlos, C., Ferreira de Negreiros, R., & Macena Fontenelle, M. A. (2014). Projeto e desenvolvimento de um jogo didático na área de segurança do trabalho para alunos de engenharia e cursos técnicos. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 2(2), 119–131. https://doi.org/10.5380/relainep.v2i2.38355

Edição

Seção

Artigos