GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR ÓPTICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v10i18.89802Palavras-chave:
Gestão da Qualidade, Ferramentas da Qualidade, Satisfação do Cliente, Setor ópticoResumo
Com clientes cada vez mais exigentes, faz-se necessário que as empresas ofereçam produtos e serviços de qualidade. Para isso, é preciso monitorar e promover a melhoria contínua de seus processos e atividades. Diante disso, foram aplicadas as ferramentas da qualidade, Diagrama de Ishikawa, Matriz GUT e 5W1H, em uma empresa do ramo óptico que enfrenta um contexto atual de baixo fluxo de clientes. Essa medida teve o propósito de definir as causas desse problema e priorizá-las, para estabelecer um plano de ação. Após a análise constatou-se que questões relacionadas à mão-de-obra e a atrasos na entrega eram os principais causadores da perda de clientes. Assim, foram propostas medidas simples, que, se executadas de maneira ágil e eficiente, podem reverter a situação atual da empresa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.