A FAMÍLIA COMO FOCO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Heloisa Beatriz Machado
  • Arlete Terezinha Besen Soprano

DOI:

https://doi.org/10.5380/fsd.v5i1.5077

Palavras-chave:

Ensino, Extensão, Família, Teaching, Extension activities, Family, Enseñanza, Extensión, Familia

Resumo

É constante a preocupação das Universidadesemrever conceitos, buscando alcançar a meta de prestar um ensino de qualidade com a contribuição indispensável da pesquisa e da extensão, executando-os de forma indissociável. Para vencer este desafio, somos chamados a adotar uma postura crítico-reflexiva buscando novas formas de fazer pesquisa e extensão articulada aos projetos político-pedagógico dos cursos. No Centro de Ciências da Saúde temos exercitado a integração do ensino com práticas interdisciplinares voltadas a promover a saúde das famílias que habitam no entorno da Universidade através deumprojeto de integração entre os cursos, contemplando iniciativas de pesquisa e extensão com famílias associadas ao ensino de graduação e que pretende ser o diferencial para uma formação crítica, cidadã, ética, compromissada com os princípios do SUS. As ações partem de necessidades sentidas pelas famílias, incorporam princípios para fomentar o desenvolvimento loco-regional, respeitar a autonomia das comunidades e buscar cooperação interinstitucional.

Downloads

Como Citar

Machado, H. B., & Soprano, A. T. B. (2003). A FAMÍLIA COMO FOCO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Família, Saúde E Desenvolvimento, 5(1). https://doi.org/10.5380/fsd.v5i1.5077

Edição

Seção

Artigos