Entre Ciência, Tecnologia e Sociedade
ensino de radiações a partir de uma unidade temática
DOI:
https://doi.org/10.5380/recem.v1i1.102839Palavras-chave:
Radioatividade, Ensino de química, Unidade temáticaResumo
Este trabalho visa apresentar e analisar uma proposta de Unidade Temática (UT) voltada ao ensino de radiação no Ensino Fundamental II e Médio, estruturada para integrar teoria, prática e reflexão crítica. O material é dividido em quatro capítulos e oferece um roteiro completo para o professor, incluindo objetivos, problematizações, descrição das aulas, sugestões de recursos, cronograma e formas de avaliação. A proposta combina aulas expositivas-dialogadas com atividades interativas, como experimentos e resolução de problemas, estimulando a participação ativa dos alunos. A UT prevê uso de mídias digitais, vídeos, infográficos e materiais impressos, adaptando-se à infraestrutura da escola. A avaliação é processual, com resumos, mapas mentais e trabalhos em grupo. Destacam-se duas atividades-chave: a reprodução do experimento de Herschel para explorar o infravermelho e um estudo de caso sobre Chernobyl para aplicação prática dos conceitos, incentivando a elaboração de soluções e campanhas educativas. A UT foi concebida para articular o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), incentivando a curiosidade científica, a autonomia dos estudantes e a responsabilidade social, com flexibilidade para adequação a diferentes contextos escolares.
Referências
Brasil. Ministério da Educação. (1999). Parâmetros curriculares nacionais: Ensino médio. MEC.
Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Ensino médio. MEC.
Livramento, G. do, Ribeiro, D. das C. A., Simon, N. M., Streit, L., & Passos, C. G. (2021). Unidade temática sobre mineração do carvão: Uma proposta para o ensino de termoquímica com enfoque CTS. Revista Virtual de Química, 13(3), 675–683.
Marcondes, M. E. R., Silva, E. L. D., Torralbo, D., A., L. H., Carmo, M. P., Suart, R., & Souza, F. (2007). Oficinas temáticas no ensino público visando a formação continuada de professores. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
Moreno-Rodríguez, A. S., & Del Pino, J. C. (2017). Abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS): Perspectivas teóricas sobre educação científica e desenvolvimento na América Latina. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 6(2).
Nunes, L. D., & Mesquita, N. A. S. (2025). Implicações formativas para a atuação de professores de química da educação básica em relação à temática radioatividade. Química Nova, 48(2), 1–10.
Passos, C. G., & Santos, F. M. T. (2008). Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba, PR, Brasil.
Ponzoni, A. S., Slaviero, A., Passos, C. G., & Sirtori, C. (2023). Unidades temáticas: Possibilidades para o desenvolvimento dos princípios da educação ambiental crítica. Química Nova, 46(10), 1005–1014.
Salgado, T. D. Miskinis. (2015). Radioquímica: Uma disciplina articuladora de conhecimentos pedagógicos e conhecimentos específicos na licenciatura em química. Textos FCC, 47, 1–108.
Santos, L. C., & Pazinato, M. S. (2022). Oficina temática sobre gastronomia para abordagem de reações químicas no ensino médio. In Anais do 41º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (pp. 1–6). SBQ.
Santos, W. L. P., & Mortimer, E. F. (2002). Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (ciência-tecnologia-sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 2(1), 110–131.
Silva, E. L., & Marcondes, M. E. R. (2015). Materiais didáticos elaborados por professores de química na perspectiva CTS: Uma análise das unidades produzidas e das reflexões dos autores. Ciência & Educação, 21, 65–81.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniela Motta Faillace, Greice Santos Reis, Camila Greff Passos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional