ESTRATÉGIAS IMOBILIÁRIAS E A CONSTRUÇÃO DO “MITO” DO PAI DOS POBRES NA PRODUÇÃO DOS BAIRROS PERIFÉRICOS DE AMORAS E NOVA VIÇOSA (1970-1990)
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v33i0.36328Palavras-chave:
periferia, propaganda, agentes imobiliáriosResumo
Este trabalho discute as formas de segregação urbana a partir do nascimento de Amoras e Nova Viçosa, dois bairros populares localizados na periferia de Viçosa, Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo principal identificar o papel dos sujeitos responsáveis pelo nascimento destes bairros, os problemas enfrentados pelos moradores durante o processo de constituição e as formas de apropriação capitalista do solo. É nosso intuito discutir o papel da propaganda e as práticas clientelistas empregadas pelos agentes imobiliários para viabilizar os seus empreendimentos. A história de Amoras e Nova Viçosa demonstra como os atores locais (re) significaram as estratégias de capitalização adotadas em outras escalas geográficas. O personagem de Antônio Chequer exemplifica estas práticas de capitalização do mercado de terras, ao se notabilizar como maior empresário da construção civil de Viçosa (MG). Além disso, seu exemplo demonstra o empoderamento político que foi criado pela imagem propagandeada pela imprensa e legitimada nas várias campanhas eleitorais. Carregando a bandeira em prol dos menos favorecidos, “dos marginalizados” e oprimidos, as imagens de Chequer esconderam os benefícios e privilégios conquistados por ele durante a sua trajetória de vida. Neste aspecto omitem os seus interesses de lucro projetados nesses novos espaços periféricos.
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