AS CARACTERÍSTICAS SEDIMENTARES DO TRANSPORTE DA CARGA DE FUNDO NAS CONFLUÊNCIAS DO RIO IVINHEMA-MS COM O RIO PARANÁ

Autores/as

  • Vanderlei Grzegorczyk UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ- GEMA - GRUPO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINAR DO AMBIENTE
  • Manoel Luiz dos Santos UEM- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA - GEMA - GRUPO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINAR DO AMBIENTE
  • Dayane Pagotto UEM-GEMA 2013-2014 PIBIC -Análise da Variabilidade e Tipo de Carga Sedimentar Transportada pelo Rio Ivinhema / MS

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v46i1.54140

Palabras clave:

Carga de fundo, confluência, área de escavamento, hidrotransportada

Resumen

Esta pesquisa aborda o transporte de carga de fundo nas áreas de confluências do rio Ivinhema-MS, com o rio Paraná durante o ano de 2013. A bacia hidrográfica da área das confluências inserida em sua totalidade no contexto geológico da bacia sedimentar do Paraná, onde inúmeras pesquisas foram realizadas por pesquisadores e alunos do GEMA/UEM (Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente). O rio Ivinhema-MS no seu curso inferior corre sobre depósitos aluviais, quaternários, planícies e terraços do rio Paraná. Possui três confluências que deságuam no rio Paraná; é um rio multicanal e cada um possui características próprias de hidrodinâmica, de transporte de sedimentos, de velocidade de fluxos e de processos geomorfológicos; cada confluência tem suas próprias características. As confluências foram dividas em seções transversais numeradas de jusante para montante de 1, 2 etc. Foram verificados ainda dados sobre velocidade e direção dos fluxos e vazão do canal. Coletaram-se amostras de carga de fundo junto às margens e no meio do canal. O reconhecimento da área ocorreu por meio do sensoriamento remoto, aerofotos e cartas topográficas. Mapas batimétricos foram gerados por dados obtidos por uma ecossonda da marca Furuno GP-1650-F, acoplada a um GPS Sistema de Posicionamento Global. Constatou-se ao final da pesquisa que a área de escavamento se fez presente nas confluências estudadas. A vazão e as velocidades dos canais secundários não determinam os vórtices de limpeza na área de escavamento, devendo atribuir ao processo de mistura das águas. O rio Paraná movimenta grandes quantidades de carga de fundo durante o ano, sendo mais intenso nas cheias quando a areia hidrotransportada promove grandes alterações geomorfológicas ocorrendo também o transporte de areia grossa e cascalhos nas seções mais velozes e deposição de lama nas áreas represadas pelos rios e nas margens de ambos os rios em contato com a planície, indicando que a mesma é a principal fonte de fornecimento desta fração granulométrica pelos processos erosivos. No rio Ivinhema-MS, areia grossa e cascalho têm origem no processo erosivo das cascalheiras; a carga de fundo predominante na área da pesquisa é de areia proveniente da Formação Caiuá e da Formação Botucatu, presentes  em toda bacia hidrográfica do rio Paraná e transporta por ele e seus.

Biografía del autor/a

Vanderlei Grzegorczyk, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ- GEMA - GRUPO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINAR DO AMBIENTE

Manoel Luiz dos Santos, UEM- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA - GEMA - GRUPO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINAR DO AMBIENTE

Dayane Pagotto, UEM-GEMA 2013-2014 PIBIC -Análise da Variabilidade e Tipo de Carga Sedimentar Transportada pelo Rio Ivinhema / MS

Citas

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Publicado

2019-03-21

Cómo citar

Grzegorczyk, V., Santos, M. L. dos, & Pagotto, D. (2019). AS CARACTERÍSTICAS SEDIMENTARES DO TRANSPORTE DA CARGA DE FUNDO NAS CONFLUÊNCIAS DO RIO IVINHEMA-MS COM O RIO PARANÁ. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 46(1), 41–57. https://doi.org/10.5380/raega.v46i1.54140

Número

Sección

Artigos