DESASTRES NATURAIS VEICULADOS PELA MÍDIA: análise de conteúdo das notícias do jornal diário de Guarapuava
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v32i0.31436Keywords:
Jornal impresso, espetacularização, meio ambienteAbstract
Os desastres naturais são eventos extremos em locais onde se concentram seres humanos, gerando impactos socioeconômicos significativos por suas consequências ambientais, e estão cada vez mais presentes na mídia. Porém, nem sempre os veículos de comunicação esclarecem o tema com propriedade. Com o objetivo de problematizar esta questão, neste artigo são apresentadas análises de matérias jornalísticas divulgadas sobre eventos decorrentes das enchentes, inundações e alagamentos na cidade Guarapuava-PR. Utilizou-se como metodologia a análise de conteúdo de sete notícias veiculadas pelo Jornal Diário de Guarapuava, dos anos de 2000, 2005 e 2012. Para isso, considerou-se o recorte temático a nível semântico, por meio da seleção dos enunciados e verificação dos núcleos de sentido que compõem a comunicação. Concentrou-se na identificação da explicação das causas e consequências dos eventos divulgados nos jornais, das fontes responsáveis pelo conteúdo das matérias (atores sociais) e o direcionamento das palavras (positivas e/ou negativas). Dentre os resultados da análise, destaca-se o fato da mídia atuar na popularização do debate sobre os problemas ambientais, porém, sendo pouco eficiente na divulgação de suas implicações. Neste estudo, verificou-se que as explicações nos jornais apresentam equívocos conceituais sobre alagamento, inundação e enchente, além de naturalizarem estes processos, facultando ao leitor a possibilidade de compreender a multidimensionalidade imbricada na origem e consequências dos desastres naturais deles decorrentes.
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