ANÁLISE DA VARIAÇÃO POPULACIONAL NO BIOMA PANTANAL ENTRE 2010 E 2022 E O APRIMORAMENTO DA BASE TERRITORIAL DO IBGE PARA O ÚLTIMO CENSO
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.99621Resumo
Evidências científicas vêm demonstrando com clareza o intenso processo de degradação que o bioma Pantanal tem sofrido nos últimos anos. O objetivo desse artigo foi apresentar uma análise da dinâmica da população residente no território do bioma Pantanal a partir da comparação dos dados do Censo Demográfico 2010 e dos resultados já divulgados do Censo Demográfico 2022 considerando, também, as melhorias na representação geoespacial dos setores censitários no último censo. Os métodos descrevem o desenvolvimento e a aplicação do SIGBT na melhoria da malha de setores, a análise da variação no número de moradores nos setores rurais por meio de mapas de calor e a comparação direta do número de moradores, de homens e de mulheres nos dois censos. Os resultados mostram uma diversidade expressiva entre aumento e redução de moradores e de homens e mulheres no nível do setor censitário. A diminuição da população na área rural do Pantanal foi significativa na sua porção centro-norte, principalmente nos municípios de Corumbá, Barão de Melgaço e Aquidauana. A ocorrência de um fluxo populacional negativo nos setores censitários rurais localizados no bioma entre 2010 e 2022 e a incidência de seca prolongada associada a queimadas sem precedentes nos anos 2019 e 2020, podem indicar um possível impacto negativo desses eventos extremos na permanência dos moradores na área rural do Pantanal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.
