DRIVERS OF DEGRADATION OF PASTURES IN THE CERRADO NORTH OF MINAS GERAIS - BR

Autores

  • Lucas Augusto Pereira da Silva Professor do departamento de Geociências - Universidade Estadual de Montes Claros. Doutorando em Geografia - UFU.
  • João Paulo Sena-Souza Professor do departamento de Geociências - Universidade Estadual de Montes Claros.
  • Cristiano Pereira de Souza Professor do departamento de Geociências - Universidade Estadual de Montes Claros.
  • Claudionor Ribeiro Silva Professor no Programa de Pós Graduação em Geografia - Universidade Federal de Uberlândia
  • Edson Luis Bolfe Pesquisador em Sensoriamento Remoto na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
  • Carolina Cabral Chagas-Reis Mestranda em Geografia na Universidade Estadual de Montes Claros
  • Marcos Esdras Leite Professor do Departamento de Geografia na Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v57i0.92339

Resumo

The Brazilian Cerrado Biome is a strategic region for livestock, with a high concentration of pastures and cattle. Approximately 30% of these pastures have some degree of degradation, especially in semi-arid regions. The northern region of the state of Minas Gerais portrays this context well. Therefore, identifying the degradation vectors is a fundamental step in agro-environmental planning. This study aims to develop a model to evaluate the vectors of degradation of pastures in Cerrado north of Minas Gerais. The methodological structure was based on i) mapping of the pasture degradation index (PDI) using remote sensing techniques, ii) setting up a database with predictive variables representing socioeconomic, relief and climatic aspects, and iii) elaboration of a model to evaluate the vectors of pasture degradation with multiple linear regression. The PDI mapping showed that the pastures in all municipalities present some degree of degradation. Eighteen municipalities (21%) have moderately degraded pastures and 66 municipalities (79%) predominantly have pastures with mild degradation levels. According to the statistical model, the degradation of pastures is explained by climatic vectors, specifically by air temperature, seasonality of precipitation and annual precipitation (R² = 0.50, p-value < 0.001). The management of pastures in the region must consider these environmental factors, aiming at a more sustainable livestock in the Cerrado of northern Minas Gerais.

Biografia do Autor

Lucas Augusto Pereira da Silva, Professor do departamento de Geociências - Universidade Estadual de Montes Claros. Doutorando em Geografia - UFU.

Graduado e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). No período de graduação (2015 - 2019) trabalhou com aplicação de sensoriamento remoto na quantificação do consumo hídrico por uso e cobertura da terra. No mestrado (2019 - 2021) focou no mapeamento do balanço de energia de ecossistemas úmidos (Veredas) antropizados. Atualmente é estudante de doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, onde atua em aplicações de sensoriamento remoto, geoprocessamento e machine learning, nos seguintes eixos: cenários de mudanças climáticas, modelagem da dinâmica de uso e cobertura da terra, dinâmica da paisagem, distribuição espacial da vegetação e estimativa de parâmetros biofísicos em ecossistemas.

João Paulo Sena-Souza, Professor do departamento de Geociências - Universidade Estadual de Montes Claros.

Professor do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília - UnB, com período na University of California - Davis. Mestre em Geografia e Bacharel em Gestão Ambiental, ambos pela UnB. Durante a graduação, ganhou experiência com geoprocessamento atuando no mapeamento pedológico e geomorfológico voltados para o planejamento territorial. No mestrado, trabalhou com mapeamento geomorfométrico, aplicando técnicas de sensoriamento remoto para o mapeamento das formas de terreno. Durante o doutorado, se especializou em modelagem espacial de isótopos estáveis de nitrogênio do solo para aplicações em estudos biogeoquímicos e forenses. 

Cristiano Pereira de Souza, Professor do departamento de Geociências - Universidade Estadual de Montes Claros.

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2011); Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2013); Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2018); Participa do programa de Pós-Graduação em Geografia (mestrado) da Unimontes, ministrando disciplinas no mestrado: pedologia, bacias hidrográficas, redação científica, e leitura de paisagens. Foi bolsista de diferentes órgãos de fomento, tais como: CNPq, CAPES, FAPEMIG, FAPESB, CENTEV-UFV. Atuou como pesquisador colaborador na UFV de 2018 a 2020 em projeto de extensão vinculado ao departamento de Geografia. Integra o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST-UNIVASF). Tem experiência na área de geografia física, pedologia, geomorfologia, agronomia, geologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: relação solo-paisagem, SIG, modelagem com algoritmos de aprendizado de máquina, dinâmica da paisagem, mapeamento geoambiental, zoneamentos, e manejo de bacia hidrográficas.

Claudionor Ribeiro Silva, Professor no Programa de Pós Graduação em Geografia - Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Engenharia de Agrimensura na Universidade Federal de Viçosa. Mestrado e Doutorado em Ciências Geodésicas na Universidade Federal do Paraná. Pós-Doutorado na Universidade do Porto/Pt. Professor DE na Universidade Federal do Piauí (2006-2011). Professor Associado DE na Universidade Federal de Uberlândia (2011/Atual). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Fotogrametria; atua principalmente nos temas: Imagens multiespectrais e de alta resolução espacial; Dados Laser Scanner; Processamento digital de imagens; Inteligência Artificial; Extração/Detecção de feições em imagens isoladas e integradas com dados altimétricos; Uso do Sensoriamento Remoto e da Fotogrametria nas Ciências Ambientais. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação dos Recursos Naturais (PPGECRN - INBIO/UFU - 2012/2015); Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental (PPGMQ - ICIAG/UFU - 2013/Atual); Membro do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO - IG/UFU - 2020/Atual).

Edson Luis Bolfe, Pesquisador em Sensoriamento Remoto na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Pesquisador em Sensoriamento Remoto na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 2001. Docente na Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2018. Foi pesquisador visitante no Center for Global Change & Earth Observations na Michigan State University, USA (2014) e no Agricultural Research Centre for International Development - Cirad, França (2018/2019). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Geociências com experiência em sensoriamento remoto, atuando em dinâmica de uso e cobertura das terras, mapeamento agrícola e georastreabilidade. Membro do Grupo de Pesquisa em Modelagem Agroambiental (Embrapa Agricultura Digital), Grupo de Pesquisa em Métodos de Análise Geoespacial (Unicamp/CNPq), Câmara Temática do Agro 4.0 (MAPA/MCTI), Sociedad Latinoamericana en Percepción Remota y Sistemas de Información Espacial (Selper), e International Society for Photogrammetry and Remote Sensing (ISPRS). Atua como revisor de projetos de pesquisa em agências de fomento e revisor de periódicos nacionais e internacionais. Doutor em Geografia pela Unicamp (2010), Mestre em Engª. Agrícola (2001) e Graduado em Engª. Florestal (1999) pela Universidade Federal de Santa Maria. Como gestor, exerceu as funções de Chefe de Pesquisa & Desenvolvimento na Embrapa Monitoramento por Satélite (2010/2015), Coordenador Nacional do Portfólio de P,D&I em Monitoramento do Uso e Cobertura das Terras (2013/2016) e Coordenador Nacional do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa - Agropensa (2016/2018). Recebeu premiações e menções honrosas, destacando o Professional Geographic Information Systems Brazil Award (Environmental Systems Research Institute, 2012) e o Innovation Award (Inter-American Institute for Cooperation on Agriculture, 2017)

Carolina Cabral Chagas-Reis, Mestranda em Geografia na Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Mestranda em Geografia pela mesma instituição. Atua na área de Geografia da Saúde com foco em identificar padrões socioespaciais de Doenças Epidemiológicas por meio de técnicas de Geoprocessamento, principalmente COVID-19.

Marcos Esdras Leite, Professor do Departamento de Geografia na Universidade Estadual de Montes Claros


Professor do Departamento de Geociências Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia/ UNIMONTES e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/ UNIMONTES. Graduado em Geografia/Unimontes. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Tem experiência na área de ensino e pesquisa em Geografia, com ênfase em Geotecnologias. Coordenador do Laboratório de Geoprocessamento/UNIMONTES. Realizou estágio técnico de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa com bolsa da FAPEMIG (2008). Editor da Revista Cerrados (2015 a 2016). Editor da Revista Desenvolvimento Social (2013 a 2015). Membro e coordenador da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas - CSA/FAPEMIG (2017 a 2020). Membro do CODEMA de Montes Claros/MG (2019 a 2021). Coordenador PPGEO/Unimontes (2018 a 2021). Coordenador do PPGDS/Unimontes (Atual). Bolsista de Produtividade do CNPQ

Referências

AGUIAR, D. A.; MELLO, M. P.; NOGUEIRA, S. F.; GONÇALVES, F. G.; ADAMI, M.; RUDORFF, B. F. T. MODIS time

series to detect anthropogenic interventions and degradation processes in tropical pasture. Remote Sensing, v. 9, n. 1, p. 73, 2017. https://doi.org/10.3390/rs9010073.

AKAIKE, H. A new look at the statistical model identification. IEEE Transactionson Automatic Control, v.19, n. 6, p. 716–723, 1974. https://doi.org/10.1109/TAC.1974.1100705.

ALIN, A. Multicollinearity. Wiley interdisciplinary reviews: computational statistics, v. 2, n. 3, p. 370–374, 2010. https://doi.org/10.1002/wics.84.

ANDRADE, R. G.; RODRIGUES, C. A. G.; SANCHES, I. D. A.; TORRESAN, F. E.; QUARTAROLI, C. F. Uso de técnicas

de sensoriamento remoto na detecção de processos de degradação de pastagens. Revista Engenharia na Agricultura-Reveng, v. 21, n. 3, p. 234–243, 2013. https://doi.org/10.13083/1414-3984.v21n03a02.

ANDRADE, R. G.; TEIXEIRA, A. H. D. C.; LEIVAS, J. F.; NOGUEIRA, S. F. Analysis of evapotranspiration and biomass in pastures with degradation indicatives in the Upper Tocantins River Basin, in Brazilian Savanna. Revista Ceres, v. 63, n.6, p. 754–760, 2016. https://doi.org/10.1590/0034-737x201663060002.

BRAZ, S. P.; URQUIAGA, S.; ALVES, B. J.; JANTALIA, C. P.; GUIMARÃES, A. P.; SANTOS, C. A.; BODDEY, R. M. Soil

carbon stocks under productive and degraded Brachiaria pastures in the Brazilian Cerrado. Soil Science Society of America Journal, v. 77, n. 3, p. 914–928, 2013. https://doi.org/10.2136/sssaj2012.0269.

CLEMENTINI, C.; POMENTE, A.; LATINI, D.; KANAMARU, H.; VUOLO, M. R.; HEUREUX, A.; DEL FRATE, F. Long-

term grass biomass estimation of pastures from satellite data. Remote Sensing, v. 12, n. 13, p. 2160, 2020. https://doi.org/10.3390/rs12132160.

COSTA, L. R. F. Considerations about the geomorphological macrounities of the state of Minas Gerais–Brazil. William Morris Davis–Revista de Geomorfologia, v. 2, n. 1, p. 1–9, 2021. https://doi.org/10.48025/ISSN2675- 6900.v2n1.2021.109.

DIDAN, K. MOD13Q1: MODIS/Terra vegetation indices 16-day L3 global 250m grid SIN V006. NASA EOSDIS Land Processes DAAC, v. 10, n. 1, 2015.

ESPINDOLA, G. M.; SILVA FIGUEREDO, E.; PICANÇO JÚNIOR, P.; REIS FILHO, A. A. Cropland expansion as a driver

of land-use change: the case of Cerrado-Caatinga transition zone in Brazil. Environment, Development and Sustainability, v.23, p. 1-15, 2021. https://doi.org/10.1007/s10668-021-01387-z.

FERNANDES, F. H. S.; SANO, E. E.; FERREIRA, L. G.; MELLO BAPTISTA, G. M.; CASTRO VICTORIA, D.; FASSONI-

ANDRADE, A. C. Degradation trends based on MODIS-derived estimates of productivity and water use efficiency:

A case study for the cultivated pastures in the Brazilian Cerrado. Remote Sensing Applications: Society and Environment, v. 11, p. 30–40, 2018. https://doi.org/10.1016/j.rsase.2018.04.014.

FERREIRA, G.H. C. Atlas da questão agrária Norte Mineira. 1.ed.São Paulo: Entremares, 2020.

FERREIRA, L. G.; SANO, E. E.; FERNANDEZ, L. E.; ARAÚJO, F. M. Biophysical characteristics and fire occurrence of cultivated pastures in the Brazilian savanna observed by moderate resolution satellite data. International Journal of Remote Sensing, v. 34, n. 1, p. 154-167, 2013. https://doi.org/10.1080/01431161.2012.712223.

FICK, S. E.; HIJMANS, R. J. WorldClim 2: new 1‐km spatial resolution climate surfaces for global land areas. International journal of climatology, v. 37, n. 12, p. 4302-4315, 2017. https://doi.org/10.1002/joc.5086.

GALDINO, S.; SANO, E. E.; ANDRADE, R. G.; GREGO, C. R.; NOGUEIRA, S. F.; BRAGANTINI, C.; FLOSI, A. H. Large‐

scale Modeling of Soil Erosion with RUSLE for Conservationist Planning of Degraded Cultivated Brazilian Pastures. Land Degradation & Development, v. 27, n. 3, p. 773–784, 2016. https://doi.org/10.1002/ldr.2414.

HABERMANN, E.; DIAS DE OLIVEIRA, E. A.; CONTIN, D. R.; DELVECCHIO, G.; VICIEDO, D. O.; DE MORAES, M. A.;

MARTINEZ, C. A. Warming and water deficit impact leaf photosynthesis and decrease forage quality and digestibility of a C4 tropical grass. Physiologia Plantarum, v. 165, n. 2, p. 383–402, 2019. https://doi.org/10.1111/ppl.12891.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico, 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html. Acesso em: 15 de jan. 2020.

LAPIG. Laboratório de Processamento Digital de Imagens. Atlas das Pastagens, 2019. Disponível em: https://atlasdaspastagens.ufg.br/map. Acesso em: 05 de jan. 2020.

LEITE, M. E.; SOUZA, C. M. P.; SILVA, L. A. P. Dinâmica de uso da terra no Norte de Minas – Sudeste do Brasil. In: Ferreira, G. H. C.; COSTA, L. R. F. (orgs.). A Geografia do Norte de Minas Gerais: reflexões e proposições. 1. ed. São Paulo: Entremares, 2022. p. 165-177.

OLIVEIRA, E. R. D.; SILVA, J. R.; BAUMANN, L. R. F.; MIZIARA, F.; FERREIRA, L. G.; MERELLES, L. R. D. O. Tecnologia e degradação de pastagens na pecuária no Cerrado brasileiro. Sociedade & Natureza, v. 32, p. 626–638, 2020. https://doi.org/10.14393/SN-v32-2020-55795.

OLIVEIRA, W.F.; LEITE, M.E. Perda de Solo por Erosão Hídrica em Bacia Hidrográfica: o caso da área de drenagem da barragem do Rio Juramento, no Norte do estado de Minas Gerais. Caminhos de Geografia. V. 19, n. 67, p.16- 37, 2018. http://dx.doi.org/10.14393/RCG196702.

PARENTE, L.; MESQUITA, V.; MIZIARA, F.; BAUMANN, L.; FERREIRA, L. Assessing the pasturelands and livestock dynamics in Brazil, from 1985 to 2017: A novel approach based on high spatial resolution imagery and Google Earth Engine cloud computing. Remote Sensing of Environment, v. 232, p. 111301, 2019. https://doi.org/10.1016/j.rse.2019.111301.

PEREIRA, O. J. R.; FERREIRA, L. G.; PINTO, F.; BAUMGARTEN, L. Assessing Pasture Degradation in the Brazilian Cerrado Based on the Analysis of MODIS NDVI Time-Series. Remote Sensing, v. 10, n. 11, p. 1761, 2018. https://doi.org/10.3390/rs10111761.

PFEIFFER, M.; LANGAN, L.; LINSTÄDTER, A.; MARTENS, C.; GAILLARD, C.; RUPPERT, J. C.; SCHEITER, S. Grazing

and aridity reduce perennial grass abundance in semi-arid rangelands–Insights from a trait-based dynamic vegetation model. Ecological Modelling, v. 395, p. 11–22, 2019.

https://doi.org/10.1016/j.ecolmodel.2018.12.013.

R Core Team (2022). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/.

RIGHI, C. A.; OLIVEIRA RISANTE, A. P.; PACKER, A. P.; DO COUTO, H. T. Z. Biodiversity and biomass relationships in a cerrado stricto sensu in Southeastern Brazil. Environmental Monitoring and Assessment, v. 195, n. 4, p. 492, 2023. https://doi.org/10.1007/s10661-023-11051-w.

RIPLEY, B. et al. Package ‘mass’. Cran r, v. 538, p. 113–120, 2013.

ROSA, R; SANO, E. E; ROSENDO, J. S. Estoque de carbono em solos sob pastagens cultivadas na bacia hidrográfica do rio Paranaíba. Sociedade & Natureza, v. 26, n.2, p. 333-351, 2014. https://doi.org/10.1590/1982- 451320140210.

SÁ JÚNIOR, A.; CARVALHO, L. G.; SILVA, F. F.; CARVALHO ALVES, M. Application of the Köppen classification for climatic zoning in the state of Minas Gerais, Brazil. Theoretical and Applied Climatology, v. 108, n. 1, p. 1–7, 2012. https://doi.org/10.1007/s00704-011-0507-8.

SALIS, H. H. C.; EVANGELISTA, L. P.; DA COSTA, A. M.; HORTA, I. D. M. F. Diagnóstico da disponibilidade hídrica na bacia hidrográfica do rio Manso-MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 18, n. 64, p. 91–102, 2017.

SAMPAIO, G.; NOBRE, C.; COSTA, M. H.; SATYAMURTY, P.; SOARES‐FILHO, B. S.; CARDOSO, M. Regional climate

change over eastern Amazonia caused by pasture and soybean cropland expansion. Geophysical Research Letters, v. 34, n. 17, 2007. https://doi.org/10.1029/2007gl030612.

SANTANA SANTOS, P.; GUIMARÃES FERREIRA, L. Análise descritiva dos aspectos biofísicos associados aos padrões de cobertura e uso da terra na bacia hidrográfica do Rio Vermelho, bioma Cerrado. GeoFocus Revista Internacional de Ciencia y Tecnología de la Información Geográfica, v. 20, p. 3–28, 2017. https://doi.org/10.21138/GF.395.

SANTOS, C. O. D.; MESQUITA, V. V.; PARENTE, L. L.; PINTO, A. D. S.; FERREIRA JR, L. G. Assessing the Wall-to-Wall

Spatial and Qualitative Dynamics of the Brazilian Pasturelands 2010–2018, Based on the Analysis of the Landsat Data Archive. Remote Sensing, v. 14, n. 4, p. 1024, 2022. https://doi.org/10.3390/rs14041024.

SIDRA. Sistema IBGE de recuperação automática. Produto Interno Bruto dos municípios, 2018. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/munic/tabelas. Acesso em: 20 de jan. 2020.

SILVA, Márcio L. Mapeamento de superfícies aplainadas no norte de Minas Gerais. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 9, n. 02, p. 526-545, 2016. https://doi.org/10.26848/rbgf.v9.2.p526-545.

SILVA, L. A. P.; BOLFE, E.; FERREIRA, M. E.; VELOSO, G. A.; LAURENTINO, C. M. M. Modelling the Pastureland

productivity in areas of Savanna in Northern Minas Gerais. Caminhos de Geografia, v. 23, n. 87, p. 124–134, 2022. https://doi.org/10.14393/RCG238759046.

SOUZA, C. M. P.; FRANCELINO, M. R.; COSTA, L. M. D.; FERNANDES, E. I. Pastures Degradation and the Relation with Pedo-Geomorphological Attributes in Watershed. Floresta e Ambiente, v. 26, n. 4, p. e20170616, 2019. https://doi.org/10.1590/2179-8087.061617.

SPERANDIO, H. V.; CECÍLIO, R. A.; CAMPANHARO, W. A.; DEL CARO, C. F.; HOLLANDA, M. P. Semina: Ciências

Agrárias, v. 33, n. 4, p. 1411-1418, 2012. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1411.

STANIMIROVA, R.; ARÉVALO, P.; KAUFMANN, R. K.; MAUS, V.; LESIV, M.; HAVLÍK, P.; FRIEDL, M. A. Sensitivity of

global pasturelands to climate variation. Earth’s Future, v. 7, n. 12, p. 1353–1366, 2019. https://doi.org/10.1029/2019EF001316.

VELOSO, G. A.; FERREIRA, M. E.; JÚNIOR, L. G. F.; SILVA, B. B. Modelling gross primary productivity in tropical savanna pasturelands for livestock intensification in Brazil. Remote Sensing Applications: Society and Environment, v. 17, p. 100288, 2020. https://doi.org/10.1016/j.rsase.2020.100288.

ZALLES, V.; HANSEN, M. C.; POTAPOV, P. V.; PARKER, D.; STEHMAN, S. V.; PICKENS, A. H.; KOMMAREDDY, I. Rapid expansion of human impact on natural land in South America since 1985. Science Advances, v. 7, n. 14, p. eabg1620, 2021. https://doi.org/10.1126/sciadv.abg1620.

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Pereira da Silva, L. A., Sena-Souza, J. P., Pereira de Souza, C., Silva, C. R., Bolfe, E. L., Chagas-Reis, C. C., & Leite, M. E. (2023). DRIVERS OF DEGRADATION OF PASTURES IN THE CERRADO NORTH OF MINAS GERAIS - BR. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 57, 66–80. https://doi.org/10.5380/raega.v57i0.92339

Edição

Seção

Artigos