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EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO GEÓGRAFO NO ESTADO DO PARANÁ: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE A LEI DO GEÓGRAFO, AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, AS MATRIZES CURRICULARES E A PRÁTICA PROFISSIONAL

Tony Vinicius Moreira Sampaio, Marcos Aurélio Pelegrina, Carlos Henrique Sopchaki

Resumo


Os Geógrafos possuem habilidades para a realizar diferentes atividades. A aquisição das competências para o exercício destas atividades é função, principalmente, da Matriz Curricular cursada. Dado a diversidade de temas e o processo de modernização da Ciência Geográfica, por vezes as atividades desenvolvidas não condizem com as atribuições legais e competências profissionais fornecidas pelos cursos de graduação. Utilizando Assinaturas de Responsabilidade Técnica (ART´s) recolhidas pelos geógrafos no estado do Paraná, matrizes curriculares dos cursos de bacharelado e, os instrumentos legais que regulamentam a formação e o exercício profissional (lei 6.664/79 e Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN´s), este trabalho analisa e caracteriza a formação e as práticas dos geógrafos no Estado. Ainda, quantifica e espacializa a distribuição e atuação dos mesmos. A pesquisa mostra que as atividades registradas divergem da ênfase apresentada pela Lei, DCN´s e matrizes curriculares dos cursos de bacharelado em Geografia no Paraná. Enquanto a Planejamento Territorial é área de maior número de atribuições legais e, Análise Ambiental a de maior número de competências, Mapeamento/Geotecnologias corresponde a área de maior prática profissional, respondendo por 86,7% das atividades registradas por ART´s no Estado. As ART´s mostram que a atuação dos geógrafos se faz em praticamente todo o Estado, contudo com diferentes intensidades.


Palavras-chave


Bacharelado em Geografia, Formação Acadêmica; Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)

Texto completo:

ARTIGO AUTORIZAÇÃO

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v42i0.47870