DINÂMICA ESPAÇO TEMPO DA DEMANDA POR INTERNET: AS CIDADES DO FUTURO NO CENÁRIO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v44i0.46150

Palavras-chave:

sociedade digital, conectividade, mercado de incertezas, ambiente de inovações

Resumo

As necessidades da sociedade digital, como conectividade e acessibilidade, são alteradas de acordo com o tempo e o espaço. Logo, a dinâmica espaço-temporal da demanda por internet transforma o planejamento de investimentos em infraestrutura de telecomunicações em grande desafio. Antever as necessidades de uma sociedade digital em um futuro próximo é uma tarefa complexa, pois o desempenho do mercado é repleto de inovações e incertezas. Então, como convergir a oferta e a demanda das necessidades da sociedade digital com as cidades do futuro? Este trabalho apresenta pesquisa experimental em que uma metodologia é desenvolvida. Para isso, busca compreender os fenômenos que constituem o comportamento da demanda por internet e avaliar os efeitos espaço-temporais em sua dinâmica. Os resultados mostram que os efeitos ao longo do tempo têm impactos distintos sobre a demanda por internet em cada localidade. Tais observações mostram, sobretudo, que a demanda por internet é uma função dependente do espaço-tempo, capaz de influenciar decisões de investimento em infraestrutura de telecomunicações, maximizando o lucro e gerando externalidades positivas, como, por exemplo, na universalização do acesso à internet, a difusão da sociedade digital e a edificação das cidades do futuro.

Biografia do Autor

Matheus Pereira Libório, Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Econômicas (2011) e Administração de Empresas (2016), ambas pela FEAD, especialização em Geoprocessamento pela PUC, MBA em Administração Estratégica e Inteligência Competitiva pela UNIARA e mestrado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Atualmente é Professor dos Cursos de Especialização de Geoprocessamento e de Inteligência de Mercado, ambos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, é conselheiro e detentor de propriedade intelectual de produtos da SL Sistemas de Localização. Tem experiência na área de administração, economia, geoprocessamento e engenharia elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Econômico e Estratégia, Otimização Geográfica, Econometria Espacial e Gestão da Inovação.

Sandro Laudares, PUC Minas

Professor e pesquisador do programa de Pós-graduação em Geografia/ Tratamento da Informação Espacial da PUC Minas e coordenador do curso de pós-graduação em Geoprocessamento da PUC Minas Virtual. Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1992), mestrado em Engenharia de Sistemas de Informação - UMIST - University Of Manchester Institute Of Science And Technology (1997) e DOUTORADO em Geografia/Tratamento da Informação Espacial pela PUC Minas (2007). Coordena projetos de P&D aprovados na Fapemig, CEMIG e MCTI - Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Presta consultoria em análise espacial; métodos de otimização; modelagem de dados espaciais e desenvolvimento e implantação de sistemas de geovisualização / WebGIS (sistemas de informações geográficas para a web). Orienta alunos de mestrado e doutorado com bolsas do Cnpq e da Fapemig.

Iara Sibele Silva, Federação das Indústrias de Minas Gerais e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), Especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e em Gestão de Processos Metalúrgicos pela Faculdade de Tecnologia FATEC SENAI de Minas Gerais (2009). É mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desenvolvendo pesquisa de dados econômicos, financeiros e de inovação pelo método de Tomada de Decisões Muticritérios. Experiência na área de Elaboração e Análise de Projetos com ênfase em assessoria para Captação de Recursos para Pesquisa e Desenvolvimento (FINEP, FAPEMIG, CNPq, BNDES entre outros), bem como Gestão da Inovação. Realizou atividade de Analista de Negócios dos Postos de Informação BNDES e Correspondente Bancário BDMG. Experiência em organização e coordenação de eventos técnicos e científicos voltados para a promoção da inovação. Atualmente é Analista de Informações Tecnológicas na Gerência de Apoio a Inovação do Instituto Euvaldo Lodi em Minas Gerais.

Patrícia Bernardes, Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Economista, Mestre em Economia, Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. É Professora do Curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação Strito Sensu em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desde 2002. Publicou artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais. Possui 6 capítulos de livros, sendo dois publicados nos EUA. Participou de eventos acadêmicos no Brasil e no exterior, com publicação de textos integrais nos Anais. Participou de pesquisas financiadas pelo FIP da Puc-Minas e pela Fapemig. Atualmente participa de 1 (um) projeto de pesquisa do Fip. Orientou 14 dissertações de mestrado, sendo 2 co-orientações e atualmente orienta 2 (dois) mestrandos. Orientou vários trabalhos de conclusão de curso da graduação na área de economia e administração de empresas. Recebeu o prêmio Minas de Economia, em 2003. Foi homenageada com as medalhas da Inconfidência, em 2006 e Santos Dumont, em 2008. Participa de conselhos gestores, acadêmicos e curadores.Participa como Servidora ad hoc do INEP/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, integra o BASis - Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Referências

ALBUQUERQUE, H. H. F. Inclusão digital para a redução de desigualdades sociais: a apropriação e o uso das tecnologias da informação para a atuação cidadã. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia 1, n. 2, 2007.

ALENCAR, B. J.; BARROSO, L. C.; ABREU, J. F. Análise de componentes principais aplicada ao tratamento de dados espaciais. In: CISCI. DÉCIMA TERCERA CONFERENCIA IBEROAMERICANA EN SISTEMAS, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA. Orlando-Florida-EUA. [S.l.], 2014.

ANATEL, Agência Nacional das Telecomunicações. Acessos - Banda Larga Fixa. Acesso em 18 fev. 2018. Disponível em: http://www.anatel.gov.br/dados/2015-02-04-18-32-09.

ANDONE, D.; HOLOTESCU, C.; GROSSECK, G. Learning communities in smart cities. case studies. In: IEEE. WEB AND OPEN ACCESS TO LEARNING (ICWOAL), 2014 International Conference on. [S.l.], 2014. p. 1–4.

ATZMANSTORFER, K. et al. The geocitizen-approach: community-based spatial planning–an ecuadorian case study. Cartography and Geographic Information Science, Taylor & Francis, v. 41, n. 3, p. 248–259, 2014.

BATTY, M., AXHAUSEN, K. W., GIANNOTTI, F., POZDNOUKHOV, A., BAZZANI, A., WACHOWICZ, M., PORTUGALI, Y. Smart cities of the future. The European Physical Journal Special Topics, Springer, v. 214, n. 1, p. 481–518, 2012.

BOLAÑO, C.; MASSAE, F. A situação das telecomunicações no Brasil ao final do processo de privatização. Intercom-Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 23, n. 1, 2014.

BRANDÃO; ABREU, J. F. Deslocamento, tempo e dinheiro: uma análise exploratória de convergência espacial. Geografia, modelos de análise espacial e GIS. Editora PUCMINAS, 2003.

CÂMARA, G; MONTEIRO, A. M. V.; MEDEIROS, JS de. Representações computacionais do espaço: fundamentos epistemológicos da ciência da geoinformação. Geografia, Rio Claro, v. 28, n. 1, p. 83-96, 2003.

CARLOS, A. Fani A. A reprodução do espaço urbano como momento da acumulação capitalista. Crise Urbana, p. 25-35, 2015.

CONTI, M. et al. Research challenges towards the future internet. Computer Communications, Elsevier, v. 34, n. 18, p. 2115–2134, 2011.

EILEEN, M. M.; MORAN, J. Predicting bandwidth demand and network planning implications on the internet. University of Michigan: Merit Technical Report, 2004.

ELLISON, J.; NISHIO, Y. Prediction method and system. 2007.

GARDNER, E. S. Exponential smoothing: The state of the art. Journal of forecasting, Wiley Online Library, v. 4, n. 1, p. 1–28, 1985.

GESSNER, D. et al. Trustworthy infrastructure services for a secure and privacy respecting internet of things. In: IEEE. TRUST, SECURITY AND PRIVACY IN COMPUTING AND COMMUNICATIONS (TrustCom), 2012 IEEE 11th International Conference on. [S.l.], 2012. p. 998–1003.

GIJBELS, I.; POPE, A.; WAND, M. Understanding exponential smoothing via kernel regression. Journal of the Royal Statistical Society: Series B (Statistical Methodology), Wiley Online Library, v. 61, n. 1, p. 39–50, 1999.

GOMES, E. Exclusão digital: um problema tecnológico ou social. Trabalho e Sociedade. Ano, v. 2, 2002.

GONZÁLEZ-APARICIO, M. T. et al. Measuring temporal redundancy in sequences of video requests in a news-on-demand service. Telematics and Informatics, Elsevier, v. 31, n. 3, p. 444–458, 2014.

GUBBI, J. et al. Internet of things (iot): A vision, architectural elements, and future directions. Future Generation Computer Systems, North-Holland, v. 29, n. 7, p. 1645–1660, 2013.

HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. [S.l.]: Bookman, 2009.

HALL, P. Cities of tomorrow. [S.l.]: Blackwell Publishers, 1988.

HARVEY, D. The condition of postmodernity. [S.l.]: Blackwell Oxford, 1989. v. 14.

IBGE. Estimativas de População. Acesso em 18 fev. 2018. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2017/estimativa_dou_2017.pdf

ITU, I. Measuring the Information Society Report: ICT Country profiles. Geneva Switzerland: International Telecommunication Union, 2017. Acesso em 25 fev. 2018. Disponível em: https://www.itu.int/en/ITU-D/Statistics/Documents/publications/misr2017/MISR2017_Volume2.pdf.

JURADO DA SILVA, P. F. Evolução das telecomunicações e integração territorial do Brasil. Revista Novedades en Población, v. 10, n. 19, p. 104-112, 2014.

KENNY, R.; BROUGHTON, T. Domestic demand for bandwidth an approach to forecasting requirements for the period 2013-2023. no. November, 2013.

LAVIOLA, J. J. Double exponential smoothing: an alternative to kalman filter-based predictive tracking. In: ACM. Proceedings Of The Workshop On Virtual Environments 2003. [S.l.], 2003. p. 199–206.

LI, K. et al. A cyberinfrastructure for community resilience assessment and visualization. Cartography and Geographic Information Science, Taylor & Francis, v. 42, n. sup1, p. 34–39, 2015.

LIMA, I. C.; MORO, S.; JUNIOR, F. G. J. Ciclos e previsão cíclica: um modelo de indicadores antecedentes para a economia brasileira. In: ANPEC-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CENTROS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ECONOMIA [Brazilian Association Of Graduate Programs In Economics]. Anais do XXXIV Encontro Nacional de Economia Proceedings of the 34th Brazilian Economics Meeting. [S.l.], 2006.

LOSKOT, P., HASSANIEN, M. A., FARJADY, F., RUFFINI, M., & PAYNE, D. Long-term drivers of broadband traffic in next-generation networks. Annals of telecommunications-annales des télécommunications, Springer Paris, v. 70, n. 1-2, p. 1–10, 2015.

LUKAS, L. Advanced GIS functions for tactical radio communication planning. In: IEEE. MILITARY TECHNOLOGIES (ICMT), 2015 International Conference on. [S.l.], 2015. p. 1–5.

MACK, E. A.; MACIEJEWSKI, R. A profile of visual analytical toolkits for understanding the spatio-temporal evolution of broadband provision. Telecommunications Policy, Elsevier, v. 39, n. 3, p. 320–332, 2015.

MATTOS, C.; COUTINHO, P. The Brazilian model of telecommunications reform. Telecommunications Policy, Elsevier, v. 29, n. 5, p. 449–466, 2005.

MOCELIN, D. G.; BARCELOS, R. L. G. Tecnologia, competitividade e regulação: a estruturação do mercado das telecomunicações no brasil. Caderno CRH, SciELO Brasil, v. 25, n. 66, p. 409–432, 2012.

MORIARTY, P.; HONNERY, D. Future cities in a warming world. Futures, Elsevier, v. 66, p. 45–53, 2015.

NESSE, P. J. et al. Assessment and optimization of business opportunities for telecom operators in the cloud value network. Transactions on Emerging Telecommunications Technologies, Wiley Online Library, v. 24, n. 5, p. 503–516, 2013.

NEVES, L. C.; BAGAROLLI, A. Os desafios da implementação dos projetos-piloto de smart grid no brasil. Cad. CPqD Tecnologia, Campinas, v. 9, n. 1, p. 15–22, 2013.

PAUL, S.; PAN, J.; JAIN, R. Architectures for the future networks and the next generation internet: A survey. Computer Communications, Elsevier, v. 34, n. 1, p. 2–42, 2011.

PENA, A. G.; ABDALLA JÚNIOR, H.; PEREIRA FILHO, J. L. A banda larga e o cenário brasileiro das telecomunicações. Revista de Direito, Estado e Telecomunicações, v. 4, n. 1, p. 237-30, 2012.

PERERA, C. et al. Sensing as a service model for smart cities supported by internet of things. Transactions on Emerging Telecommunications Technologies, Wiley Online Library, v. 25, n. 1, p. 81–93, 2014.

RAUEN, C. V.; HIRATUKA, C.; FRACALANZA, P. S. Universalization of telecommunications services: Public policies in the OECD and in Brazil. International Journal of Development Issues, Emerald Group Publishing Limited, v. 10, n. 2, p. 108–122, 2011.

ROTHBERG, D.; KERBAUY, M. T. M. Lei de telecomunicações e orgão regulador no brasil: desafios e obstáculos à luz da experência britânica e européia. Estudos de Sociologia, v. 13, n. 24, 2008.

ROUSE, J. W. Cities that Work for Man, Victory Ahead. [S.l.]: publisher not identified, 1967.

SAATY, T. L.; SAGIR, M. Global awareness, future city design and decision making. Journal of Systems Science and Systems Engineering, Springer, v. 21, n. 3, p. 337–355, 2012.

SANTOS, Milton. Espaço, mundo globalizado, pos-modernidade. Margen, v. 2, p. 9-22, 1996.

SCHAFFERS, H., KOMNINOS, N., PALLOT, M., TROUSSE, B., NILSSON, M., & OLIVEIRA, A. Smart cities and the future internet: Towards cooperation frameworks for open innovation. Future Internet Assembly, Springer, v. 6656, p. 431–446, 2011.

SITUMORANG, H.; ADHY, L. On the development of thematic gis database application platform for reforming space and area of government city/district. In: IEEE. TELECOMMUNICATION SYSTEMS SERVICES AND APPLICATIONS (TSSA), 2014 8th International Conference on. [S.l.], 2014. p. 1–5.

STEELWAGEN, E.; GOODRICH, R. Forecast pro–statistical reference manual. Belmont, MA, 2008.

SUN, J. et al. Querying about the past, the present, and the future in spatio-temporal databases. In: IEEE. DATA ENGINEERING, 2004. Proceedings. 20th International Conference on. [S.l.], 2004. p. 202–213.

THE ECONOMIST. The next big blackout? Economist (United Kingdom), v. 404, n. 8797, 2012. Disponível em: <http://www.scopus.com>.

YU, X. et al. The new frontier of smart grids. Industrial Electronics Magazine, IEEE, IEEE, v. 5, n. 3, p. 49–63, 2011.

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Libório, M. P., Laudares, S., Silva, I. S., Costa, R. da C., Bernardes, P., & Saviott, P. S. (2018). DINÂMICA ESPAÇO TEMPO DA DEMANDA POR INTERNET: AS CIDADES DO FUTURO NO CENÁRIO BRASILEIRO DE TELECOMUNICAÇÕES. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 44, 08–20. https://doi.org/10.5380/raega.v44i0.46150

Edição

Seção

Artigos