DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA BACIA DO RIBEIRãO DOS PADILHAS – CURITIBA/PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v13i0.4342Palavras-chave:
Urbanização, bacias hidrográficas, diagnóstico, Urbanization, hydrographic basins, diagnosticResumo
Considerando o intenso processo de urbanização, as baciashidrográficas localizadas em áreas urbanas estão sujeitas amaior interferência humana. Adaptando a metodologia desenvolvidapor Mendonça (1999), a qual se baseia na Teoria Geraldos Sistemas, a bacia do ribeirão dos Padilhas, localizada naporção sul/sudeste na cidade de Curitiba/PR, será analisadaintegrando os processos naturais e antrópicos. Por se tratar deuma pesquisa socioambiental, a desigual distribuição de rendaé analisada como agravante das condições de utilização dosrecursos hídricos, como o lançamento de esgotos domésticosdiretamente nos cursos d’água pela população local, que enfrentagraves problemas de moradia e saneamento básico.Referências
BOTELHO, R. G. M. Planejamento ambiental em microbacia hidrográfica. In: GUERRA, A. J. T. et al.Erosão e conserva-ção dos solos: conceitos temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
FOLADORI, G. Limites do desenvolvimento sustentável.Campinas: UNICAMP, 2001.
FOWLER, M. B. Necessidade de novos instrumentos da polí-tica urbana. In: LIMA, R. E. de (Coord.). Uso dos solos e dos rios: conceitos básicos e aplicações para Curitiba. Curitiba: Editora UFPR, 2000.
GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. (Org.). Degradação am-biental. In:Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo 2000.
INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO DE CURITI-BA (IPPUC). Projeto Padilhas. Curitiba, 1987.
MAACK, R. O estado do Paraná. Curitiba: Max Roesner, 1968.
MENDONçA, F. de A. Diagnóstico ambiental de microbacia hidrográfica: proposição metodológica na perspectiva do zoneamento planejamento e gestão ambiental. RA’E GA – O Espaço Geográfico em análise, n. 3, Curitiba: Editora UFPR, 1999.
MINEROPAR – Minerais do Paraná S/A. Mapeamento geológi-co-geotécnico na região do Alto Iguaçu. Curitiba, 1994. v. 1.
MONTEIRO, C. A. de F. Geossistemas: a história de uma procura. São Paulo: Contexto, 2001.
MORIN, E. O método 1: a natureza da natureza. Trad. Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2003.
ROSS, J. L.S.; PRETTE, E. D. Recursos hídricos e as bacias hidrográficas: âncoras do planejamento e gestão ambiental. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, USP, n. 12. 1998.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.