UM PASSEIO GEOGRÁFICO PELAS CANÇÕES DE CHICO BUARQUE
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v37i0.43294Palavras-chave:
Geografia, Humanismo, Lugar, Música.Resumo
As letras das canções de Chico Buarque são portadoras de sentidos, revelam o mundo e possuem potência geográfica para dialogar com o mundo, o lugar e o cotidiano a partir das relações que emolduram a vida. Os encontros geográficos com as letras das canções são possibilidades de leitura da obra do artista pela perspectiva geográfica humanista. Este ensaio é norteado pelo objetivo de refletir sobre as geografias de mundo reveladas pela ótica do personagem ‘malandro’ de Chico Buarque em diferentes nuances. Sujeito e mundo coexistem e o lugar, que é o espaço com o qual o sujeito estabelece relações, possui uma gama de significados e valores que são inseparáveis da experiência de quem os vivencia. O estudo sobre o Chico Buarque e as geografias reveladas pelas letras das suas canções é acolhido neste trabalho a partir do método fenomenológico da Geografia Humanista. A fenomenologia coloca-se atualmente como um dos métodos de investigação dos estudos geográficos orientados pelo entendimento do mundo humano através do estudo das relações das pessoas com a natureza, do seu comportamento geográfico, e dos seus sentimentos e ideias a respeito do espaço e do lugar. O lugar tem um sentido e constitui parte essencial da existência humana. Consequentemente, a experiência no mundo-lugar está ligada à forma como se percebe o mundo a partir do espaço-tempo-sentido.
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