CLASSIFICAÇÃO DA PAISAGEM DO BAIRRO DO BACACHERI (CURITIBA/PARANÁ) COM BASE NA COBERTURA DO SOLO

Autores

  • Mariana Andreotti Dias Universidade Federal do Paraná
  • João Carlos Nucci UFPR
  • Simone Valaski UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v32i0.36451

Palavras-chave:

Uso da terra, Adensamento urbano, Qualidade ambiental

Resumo

O intenso adensamento populacional e de edificações, associado a diminuição da vegetação concorrem para a queda da qualidade ambiental dos centros urbanos. Porém, é importante que se reconheça que o nível de desenvolvimento de uma sociedade se configura conforme a capacidade de preservação e respeito a natureza onde o ordenamento do espaço é primordial. Foi aplicado um método de classificação da cobertura do solo que considera a estrutura da paisagem e executa inferências quanto à sua dinâmica relacionada a qualidade ambiental. A área teste foi o bairro do Bacacheri (Curitiba, Paraná), pois o mesmo já apresenta um levantamento semelhante realizado com base em fotografias aéreas de 2001, o que permitiu uma comparação temporal. O levantamento foi feito com base em imagens de satélite (Google Earth) nas escalas entre 1:5.000 e 1:3.000 e do ano 2010. Para o mapeamento e o tratamento dos dados foram utilizadas as ferramentas do software ARCGIS 10.1 da ESRI. Concluiu-se que o bairro perdeu 46,9ha de vegetação arbustiva e herbácea em apenas oito anos, e que apesar de ainda manter uma boa qualidade ambiental, em comparação com algumas cidades alemãs, corre o risco de uma intensificação da ocupação do solo por edificações, o que acarretaria em uma diminuição dessa qualidade.

Biografia do Autor

Mariana Andreotti Dias, Universidade Federal do Paraná

Graduanda do curso de Geografia - Licenciatura e Bacharel pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Geoprocessamento, Análises Ambientais, Urbanismo e Planejamento. Experiência em elaboração e pesquisa para desenvolvimento de projetos, com conhecimento em programas direcionados a área de SIG, como Arc Gis, Global Mapper, Auto Cad Map, realizando aquisições de dados, manipulação, elaboração de relatórios e de produtos em ambiente SIG. Faz parte do NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da UFPR. Que tem como objetivo oferecer apoio didático-pedagógico aos alunos com NEE e seus professores, com apoio psicológico aos alunos, servidores e professores da UFPR, articulando ações de ensino, pesquisa e extensão na área das necessidades educacionais especiais, trabalhando de forma articulada com o programa de acessibilidade.

Referências

BELEM, A.L.G.; NUCCI, J.C. Hemerobia das paisagens: conceito, classificação e aplicação no bairro Pici –Fortaleza-Ce. RA ́E GA, Curitiba, n. 21, 204-233p.2011.

BERLIM. Senate Departament of Urban Development. Berlin Digital Environmental Atlas. Actual Use of Built-up Areas. Disponível em: www.stadtentwicklung.berlin.de/umweltatlas/ed601_05.htmAcesso em: 14.07.2001.

BUCCHERI FILHO, A.T. O planejamento dos parques no munícipio de Curitiba, Pr: planejamento sistemático ou planejamento baseado em um modelo oportunista? Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 41, 206-222p.mar/2012.

BUCCHERI FILHO, A.T.; NUCCI, J.C. Espaços livres, áreas verdes e cobertura vegetal no bairro Alto da XV, Curitiba/PR. Revista do Departamento de Geografia/USP, n. 18, 48-59p.2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htmAcesso em: 08.03.2014.

GRÖNING, G. Felisberto Cavalheiro e um exemplo de cooperaçãoBrasil-Alemanha na cultura de jardins e desenvolvimento de espaços livres. In: SANTOS, D.G. doseNUCCI, J.C. (eds.) Paisagens Geográficas: um tributo à Felisberto Cavalheiro. Campo Mourão: FECILCAM, 10-17p.2009.

IPPUC. Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Disponível em: www.ippuc.org.brAcesso em: 01.10.2013.

JACKSON, L.E. The relationship of urban design to human health and condition. Landscape and Urban Planning, London, n. 64, 191-200p.2003.

KIEMSTED, H.; vonHAAREN, C.; MÖNNECKE, M.; OTT, S. Landscape Planning: contents and procedures. Hanover: The Federal Ministry for the Environment, Nature Conservation and Nuclear Safety, University of Hanover, 39p.1998.

NUCCI, J.C. Origem e desenvolvimento da Ecologia e da Ecologia da Paisagem.Revista Eletrônica Geografar, Curitiba, v. 2, n. 1,77-99p.2007.

NUCCI, J.C. Análise sistêmica do ambiente urbano, adensamento e qualidade ambiental. Revista PUC SP Ciências Biológicas e do Ambiente, São Paulo, v. 1, n.1, 73-88p. 1999.

NUCCI, J.C. Metodologia para determinação da qualidade ambiental urbana. Revista do Departamento de Geografia(USP), São Paulo, v. 10, n.12, 209-224p. 1998.

PAULEIT, S.; DUHME, F. Assessing the environmental performance of land cober types for urban planning. Landscape and Urban Planning,London, n.52. 1-20p.2000.

PIVETTA, A.; CARVALHO, J.A.; DALBEM, R.P.; MOURA, A.R; NUCCI, J.C. Sistema de classificação da cobertura do solo para fins de comparação entre cidades e bairros. Anaisdo XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. São Paulo: DG-USP, 2005.

SUKOPP, H; BLUME, H.P.; KUNICK, W. The soil, flora and vegetation of Berlin's waste lands. In: Laurie, I.C. (Ed.): Nature in cities. Wiley, Chichester, 1979.

TONETTI, E.L.; NUCCI, J.C.; VALASKI, S. Espaços livres na área urbana de Paranaguá (Paraná, Brasil). Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Piracicaba, v. 7, 37-50p.2012.

VALASKI, S.Estrutura e Dinâmica da Paisagem: subsídios para a participação popular no desenvolvimento urbano do município de Curitiba. Tese de doutorado (Programa de Pós graduação em Geografia –UFPR), Curitiba, 2013.

Publicado

2014-06-08

Como Citar

Dias, M. A., Nucci, J. C., & Valaski, S. (2014). CLASSIFICAÇÃO DA PAISAGEM DO BAIRRO DO BACACHERI (CURITIBA/PARANÁ) COM BASE NA COBERTURA DO SOLO. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 32, 143–163. https://doi.org/10.5380/raega.v32i0.36451

Edição

Seção

Artigos