O MAPA COMO CRIAÇÃO DE RESISTÊNCIAS
Resumo
Palavras-chave
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Eldorado, 1972.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência.Revista Brasileira de Educação[online], n.19, p. 20-28, 2002.
CANÇADO, Wellington; MARQUEZ, Renata. Índice demiopia (myopia index). In: SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR: VIGILÂNCIA, SEGURANÇA E CONTROLE SOCIAL NA AMÉRICA LATINA, 1, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, p. 538-564, 2009.
CORAZZA, Sandra Mara. Noologia do currículo: vagamundo, o problemático, e assentado, o resolvido. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, p. 131-142, 2002.
DEL RIO,Vicente; OLIVEIRA, Lívia de (org). Percepção e Representação do Espaço Geográfico. In: OLIVEIRA, Lívia de. Percepção ambiental: a experiência brasileira. 2 ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999, p.187-212.
GIRARDI, Gisele. Mapas desejantes: uma agenda para a Cartografia Geográfica. Pró-Posições,Campinas, v. 20, n. 3 (60), p.147-157,2009.
________. Cartografias alternativas no âmbito da educação escolar. Revista Geográfica de América Central, Número Especial do EGAL, Costa Rica, p. 1-15, 2011.
GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. 5. ed. São Paulo: Ed. 34, 2008.
LEFEBRVE, Henri. Conversa com Henri Lefebvre. Espaço & Debates,São Paulo, n. 30, p. 61-69, 1990.
LYNCH, Kevin.A imagem da cidade.São Paulo: Martins Fontes, 1988.
MASSEY, Doreen B. Pelo espaço: uma nova política de espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MARQUEZ, Renata Moreira. Geografias Portáteis: arte e conhecimento espacial. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) -Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
NADOLNY, Sten. A descoberta da lentidão.Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
PEREZ-BARREIRO, Gabriel. Jorge Macci: exposição monográfica. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2007.
PREVE, Ana Maria Hoepers. Mapas, prisão e fugas: cartografias intensivas em educação.2010. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
RIEUX, Bernardo. O abecedário de Gilles Deleuze, s/d. Disponível em . Acesso em 20/02/2014.
SEEMANN, Jörn. Mapas, mapeamentos e a cartografia da realidade. Geografares, Vitória, ES, n. 4, p. 49-60, 2003.
________. Arte, conhecimento geográfico e leitura de imagens: o geógrafo de Vermeer. Pró-Posições,Campinas, v. 20, n. 3 (60), p. 43-60, 2009.
OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao M. de. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias menores.Pró-Posições,Campinas, v. 20, n. 3(60), p.17-28, 2009.
______. A educação visual dos mapas. Revista Geográfica da América Central, v.47, p.1-20, 2011.
OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao M. de; GIRARDI, Gisele. Diferentes linguagens no ensino de Geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA, XI, Goiânia. Anais...Goiânia: Universidade Federal de Goiás, s/p, 2011. (CD-ROM)
ONETO, Paulo Domenech. A que e como resistimos: Deleuze e as artes. In: LINS, Daniel (Org.) Nietzsche/Deleuze: Arte, resistência.Rio de Janeiro: Forense Universitária; Fortaleza, CE: Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, 2007, p. 198-211.
TUAN, Yi-Fu,. Topofilia : um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
_____________.Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v30i0.36089